Bons ventos

CDL de Içara já confirmou a programação para o Dia das Crianças no município. Segundo Paulo Brígido, presidente da entidade, serão duas edições do sábado total nos dias 2 e 9 de outubro. Além do horário estendido, a CDL também vai realizar evento na Praça São Donato com brinquedos e distribuição de guloseimas para as crianças. Expectativa é que em comparação com o ano passado as vendas para a data tenham um crescimento de 5%. “A expectativa é muito positiva. Acredito que vamos ter um grande fim de ano. Teremos a parceria do município para a elaboração da decoração, da programação e também parceria para os prêmios. Será um grande fim de ano”, aposta Brígido.

Em Criciúma

CDL de Criciúma celebrou em um evento na noite desta terça-feira os seus 55 anos de história. Para marcar a data a entidade está entregando o troféu mérito lojista para parceiros da instituição. Em entrevista à Massa FM, o presidente da CDL, Tiago Marangoni, destacou a força da entidade e sua contribuição para o fortalecimento do comércio ao longo das últimas cinco décadas. Tiago também aproveitou para comentar a expectativa para a reta final de 2021. Com o avanço da vacinação a aposta é de crescimento nas vendas no dia das crianças, na Black Friday e no Natal.

Infância em destaque

Forquilhinha segue com inscrições abertas para a edição 2021 do Seminário Internacional de Políticas Públicas para a primeira infância. Evento será realizado no auditório do Hotel Omazita nos dias 5 e 6 de outubro e também poderá ser acompanhado de maneira virtual. Durante o evento o município também entrega a medalha Zilda Arns que reconhece o trabalho de personalidades para melhoria da qualidade de vida das crianças. A Inscrição para o evento pode ser feita através de link disponível no site oficial do município.

Vacina

Município de Criciúma segue nesta quinta-feira com a vacinação de adolescentes contra o coronavírus. Segundo o secretário Acélio Casagrande hoje serão imunizados adolescentes com 14 anos ou mais. Profissionais de saúde também estão aplicando a dose de reforço em idosos com mais de 75 anos, vacinados com a Coronavac e que receberam a segunda dose há mais de seis meses. Em entrevista à Massa FM, o secretário Acélio Casagrande também fez um apelo a seis mil criciumenses que ainda não se vacinaram.

Barulho na Benedetta

A Câmara de Vereadores de Urussanga rejeitou na sessão de terça-feira a proposta para criação de uma Comissão Processante que teria como objetivo avaliar uma possível cassação do prefeito afastado Gustavo Cancelier. A proposta foi o primeiro tema a ser votado durante a sessão e acabou recebendo cinco votos favoráveis. Na prática, a maioria até votou a favor da Comissão, mas o regimento interno prevê que seriam necessários pelo menos seis dos nove votos para que a Comissão fosse instalada. Durante o dia, o assunto foi o tema central das principais rodas de conversa da cidade. Uma conversa impulsionada também pela entrevista do empresário e ex-vereador Geraldo Fornasa. Na Rádio Marconi ele disse que está deixando o PP porque o partido na cidade virou uma quadrilha. “E esse Mer.. deste prefeito não tem que voltar. Eu tenho que pedir perdão de joelhos para a cidade porque eu ajudei a eleger”.

Obras na Política de Transparência

O projeto de lei que institui a Política de Transparência nas Obras Públicas do Município de Içara foi aprovado em votação final na noite de terça-feira (21) pela Câmara Municipal. De autoria da vereadora Carla Vieira de Souza (MDB), o projeto determina que o Poder Executivo Municipal deverá disponibilizar aos cidadãos, no site da Prefeitura Municipal, de forma visual e didática, informações objetivas e concisas sobre as obras públicas promovidas pela administração direta e indireta, bem como a respeito daquelas realizadas em parcerias público-privadas ou mediante concessão. As informações deverão contemplar dados do órgão público ou da concessionária responsável pela obra; valor orçado para cada obra; valor já despendido em cada uma das obras; previsão de entrega; estágio em que a obra se encontra, em números absolutos e em percentuais.

Obras interrompidas também

Em casos em que as obras estiverem interrompidas por mais de 30 dias, o Executivo Municipal também deverá disponibilizar as informações. A matéria recebeu uma emenda de iniciativa do vereador Gelson Possamai (PP), para que as informações sejam atualizadas semestralmente. “A publicidade e transparência são princípios que devem reger a atuação da administração pública”, destacou Carla de Souza.