Programação iniciou ontem e segue até sábado, desenvolvida por empresas, instituições de ensino e organizações

Criciúma 

Palestras, plantio de árvores, distribuição de mudas, lives e outras campanhas devem marcar a Semana ODS na Prática, dos signatários do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. A programação iniciou ontem (20) e segue até sábado (25), movimentando empresas, instituições de ensino e organizações da região. A abertura e a apresentação das atividades aconteceram neste início de semana, em evento para a imprensa e signatários, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Além da apresentação do cronograma de ações, também foi realizado o lançamento do site Observatório ODS 2030 (www.observatorioods.satc.edu.br), abrangendo municípios da Região Carbonífera e Vale do Araranguá, elaborado pela SATC em parceria com o Comitê. Foi apresentada, ainda, a campanha de coleta de tampas, por meio do Projeto Caixa Solidária.

O vice-presidente da Acic, Valcir José Zanette, afirma que o ODS é motivo de muito orgulho. “Trata-se de um movimento que integra todas as esferas da sociedade para um objetivo em comum: a união para a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável”, explica. Segundo ele, a Semana ODS na Prática é uma oportunidade para que todos conheçam o que está sendo feito na região. “Que possamos acompanhar a realização das ações, aprender com os exemplos e implantar o ODS em nossos dias”, disse.

A coordenadora geral do Comitê ODS de Criciúma, Regina Freitas Fernandes, ressalta a importância da Semana ODS na Prática. “É o momento dos signatários mostrarem o que está sendo feito para colocar os ODS em prática e mostrar para a sociedade em geral que cada um pode fazer parte desse Movimento e juntos construirmos um mundo melhor”, sublinha.

Semana ODS na Prática 

A Semana ODS na Prática acontece de 20 a 25 de setembro, de forma presencial e on-line, nas cidades onde há comitês locais e/ou signatários. Trata-se de uma ação coordenada pelos Comitês Locais para dar visibilidade às iniciativas dos signatários relacionadas aos ODS. O ODS na Prática iniciou em 2019 e é realizado sempre na última semana de setembro, em vários países, em comemoração à assinatura do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030”.