Carvão é fundamental

Em meio à crise hídrica que afeta o Brasil e nos coloca novamente sobre ameaça iminente de apagão o carvão se mostra ainda mais fundamental. Pode até parecer fora de moda defender um combustível fóssil, mas não é. O carvão é riqueza nossa que deve e precisa ser explorada. O carvão é uma fonte segura, alternativa e barata para geração de energia. Bem mais barato para o Brasil gerar a partir do nosso carvão do que comprar eólica do Uruguai. Estados Unidos, Rússia, Alemanha, China e Polônia exploram e seguirão pelas próximas décadas explorando o carvão. Ele pode sim ser extraído de maneira mais sustentável, respeitando mais o meio ambiente. Parafraseando Fernando Zancan, a verdade é que não somos um país rico e não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar uma riqueza tão importante.

Há vagas

As inscrições para os quatro cursos da Escola Profissional Municipal de Içara, em parceria com a Escola Móvel do Senai, encerram-se no sábado, dia 25. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita durante a semana na sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAI), localizado na rua Olívio Biff, bairro Jardim Elizabete. De segunda a quinta o horário é das 13h às 21h, na sexta-feira das 13h às 17h, já no sábado as inscrições ocorrem na Praça da Matriz São Donato, das 9h às 12h.

Mais um

A ex-vereadora de Cocal do Sul Giovana Galato Santa Rosa assinou oficialmente sua ficha de filiação ao PSDB. Seu nome já havia sido aprovado na reunião da Comissão Pró-Eleição 2022 do PSDB da Amrec, no dia 18 de agosto, na condição de pré-candidata à deputada estadual. Giovana exerceu mandato no legislativo de Cocal do Sul entre 2017 a 2020. “Para mim é uma nova fase na política. Estou pronta e com muita vontade de trabalhar. O ninho tucano pode contar comigo pela nossa região. Vamos trazer novas pessoas ao partido, deixar cada vez mais forte”, discursou a nova filiada.

Sucesso

Terminou ontem a saga da rifa da fazendinha. O case de sucesso que surgiu através de um simples gargalhar na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. Rifa que pretendia arrumar uma graninha para a festa do Dia das Crianças da escola do bairro Bortoloto terminou com quase 100 mil arrecadados. “O dinheiro vai ser bem aplicado”, garante a diretora Jussara Savi.

Analisando

Além do Governo Federal, o Governo do Estado também está analisando os benefícios da volta do Horário Brasileiro de Verão. Na prática essa é uma decisão que cabe a Brasília, mas o Estudo feito em Santa Catarina comprova que para o setor do turismo a volta do mecanismo é benéfica. “Além de diminuir os custos, o horário de verão traz para o turismo um aumento no fluxo de pessoas em um horário que propicia viagens, aquisição de produtos e também diversas outras formas de atividades turísticas, como bares, restaurantes e hotéis. Em nossa consulta com o trade, vimos que todos são favoráveis”, disse Rene Meneses, presidente da Santur. A dúvida agora é saber se Bolsonaro vai mudar de ideia.

Concurso

A Secretaria Municipal de Educação está com as inscrições abertas para o concurso público nº 020/2021, destinado para as vagas de professor e servente escolar. Os interessados têm até o dia 20 de outubro para se inscreverem por meio do site http://concursos.faepesul.org.br. O edital foi publicado nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Prefeitura de Criciúma.  Os salários variam entre R$ 1,2 mil a R$ 2,5 mil, por 20 e 40 horas semanais, dependendo da função desejada.

Biblioteca Digital

O vereador do MDB do Rincão, Juninho Venturini, foi a Brasília na última semana, retornando ao município com uma parceria com o Governo Federal. Trata-se do Programa Biblioteca Digital, da Secretaria Especial de Cultura, que objetiva estimular e promover a inclusão digital, com a disponibilização de equipamentos modernos, como palmtops, para as escolas públicas municipais, além de licenças em livros digitais.