Carne era de cavalo e ainda foram apreendidos drogas, armas e dinheiro com os acusados

Morro da Fumaça

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia de Morro da Fumaça, deu início à operação policial Hefesto (deus mitológico grego do fogo — em referência aos tropeiros que traziam gado e paravam em Morro da Fumaça, onde acendiam fogueiras em seus acampamentos devido às neblinas existentes no local) que visa cumprir diversas medidas cautelares decorrentes de duas investigações iniciadas em maio deste ano.

As investigações acabaram se conectando e os policiais apuram crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação, furto de gado, venda de carne de equinos/mulas moídas para consumo humano, posse e venda de armas, venda de produto veterinário falsificado e organização criminosa.

Participaram das buscas, por volta de 60 policiais civis de Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Forquilhinha, Orleans, Cocal do Sul, Lauro Müller, Urussanga, com apoio do Núcleo de Operação com Cães (K9/NOC) da PCSC, do Serviço Aeropolicial (Saer) da PCSC. Também deram apoio três servidores da Cidasc, 12 policiais militares da Polícia Militar de Santa Catarina, comandados pelo capitão Tiago, bem como dois membros do IGP.

Cinco pessoas foram presas em flagrante, sendo dois por tráfico de drogas e associação para o tráfico, um por desacato e dois por crime contra o consumidor (ter em depósito carne imprópria para o consumo para fins comerciais) e associação criminosa. Foram apreendidos por volta 520 quilos de carne, drogas, armas e dinheiro.

A maioria das buscas está concentrada no CTG Herança do Velho Pai, no bairro Frasson, em Morro da Fumaça. Conforme o delegado Ulisses Gabriel, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, deferidas pela Justiça com o aval do Ministério Público de Santa Catarina.

Ainda está sendo apurado o uso indevido de caixas de uma rede de supermercados. Para descobrir como as caixas foram levadas até o local, a rede de supermercados está auxiliando na investigação.