Novos protestos

O trecho Sul da BR-101 voltou a registrar protestos ao longo de ontem. Em Maracajá, Araranguá e São João do Sul caminhoneiros se concentram nas vias marginais da rodovia e por ali bloqueiam parcialmente o trânsito e fazem seu protesto em defesa do governo federal. Não é exclusividade do Sul do Estado, nem apenas de Santa Catarina. Atos semelhante estão acontecendo também pelo Brasil. Não é uma adesão total como chegou a se anunciar, mas são atos organizados, pacíficos e que devem se manter em vigília pelos próximos dias.

Repercussão

Em Brasília, o dia é de repercussão e tensão. O motivo foram as declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro ontem. Nos discursos feitos em Brasília e em São Paulo ele afirmou respeitar a democracia, mas não deixou de atacar o Supremo, em especial o ministro Alexandre de Moraes. Ontem, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, se manifestou sobre o caso e disse ver crime de responsabilidade cometido pelo presidente. “Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”, disse Fux.

A imagem

Se tem algo que não dá para fazer é brigar com a imagem. E a registrada no dia Sete de Setembro mostra que Bolsonaro tem sim um forte apoio popular. Não é a maioria absoluta da população, mas é um percentual que precisa ser respeitado. Também é preciso dizer que, mesmo sem concordar com as pautas levadas aos atos, elas são legítimos, foram atos pacíficos e fazem parte da democracia.

Vacinando

Município de Criciúma segue com a vacinação de moradores com 18 anos ou mais contra o Coronavírus. Ao longo da semana o município também deve receber novas doses de imunizante para aplicação da primeira e da segunda dose. Informação é do secretário Acélio Casagrande. Em entrevista à Massa FM, o secretário admitiu que a perspectiva de iniciar a vacinação de adolescentes acabou sendo frustrada pela falta de doses da Pfizer, única vacina aprovada para esta faixa etária.

Em queda

Município de Içara segue registrando a queda no número de casos de Covid-19. Nos últimos 30 dias o número de mortes provocada pela doença sofreu uma redução de mais de 37%. Os dados são do secretário Sandro Ressler. Em entrevista à Massa FM, ele destacou que o saldo positivo é resultado da vacinação e do empenho das equipes de saúde do município. Apesar de índices em queda, o pedido do secretário é para que a população continue adotando as medidas de prevenção à doença.

Segurança

Audiência Pública marcada para esta quinta-feira vai discutir audiência pública em Criciúma. Encontro foi solicitado pelo vereador Nícola Martins. Objetivo é buscar subsídios sobre a situação atual da segurança na cidade e cobrar do governador reforço nas ações para combater a criminalidade.

Nova obra

Em visita ao Centro de Referência de Assistência Social (Creas), o prefeito interino, Ricardo Fabris, anunciou a nova sede do órgão. O novo local passará por uma reforma para receber o centro. O espaço será na antiga Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jovito Tiago Álvaro de Campos, no bairro Lote Seis. A mudança foi devido ao aumento de atendimentos realizados pelo órgão.