São Donato

O nome da Paróquia São Donato foi escolhido devido a chegada da imagem do Santo, trazido da Itália pelos italianos.

Para os religiosos sempre será uma data divina, fé e oração.

Nas festas religiosas no dia 7 de agosto, todos os anos são oferecidos os deliciosos sonhos, vindos das mãos de mulheres que ficam até sem dormir, querendo nos agradar nos cafés matutinos.

Para chegar em Arezzo, São Donato viajou montado num burrico, e levou alguns dias por entre a bela natureza. Lá foi ordenado diácono e presbítero por Saturo, bispo de Arezzo. Numa de suas missas os pagãos quebraram o cálice de vidro, espalhando milhares de pedaços de vidros pelo chão da igreja. Um milagre! São Donato mandou juntar todos os cacos do cálice partido, e orou ao Senhor… E o cálice ficou composto e inteiro. Em função deste milagre, setenta e nove pagãos se converteram. O cálice se compôs, milagrosamente, sem qualquer defeito. Muitos doentes são curados através das orações e presença do São Donato.

Os santos são filhos de Deus! Segundo Bento XVI:

“O exemplo dos Santos é para nós um estímulo a seguir os mesmos passos e a experimentar a alegria de quem confia em Deus, pois a única causa de tristeza e de infelicidade para o homem, deve-se ao fato de viver longe dele”.

Todos os padres que por aqui passam só trazem alegrias aos içarenses. Inesquecíveis o Pe. Antônio Vander da Silva, junto ao Bispo Dom Jacinto Inácio Flach, idealizador do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, Içara, SC. Embelezou a cidade o Pe. Antoninho Rossi, que deixou uma obra de arte na região, uma das mais belas das igrejas de todo o Sul de Santa Catarina.

Oh Içara! Oh Içara! Que beleza nossa terra! Eis o glorioso São Donato que santifica e esmera. Oh do centro! Oh dos bairros! Que saudade dos mineiros, dos mocinhos e das mocinhas em busca dos seus amados… E sinta na frente das casas o perfume dos canteiros! Oh Içara! Oh Içara!

São Donato, rogai por nós!