Premiação de 35 mil dólares deve atrair pelo menos mil atletas para o balneário

Balneário Rincão

O Balneário Rincão receberá em fevereiro do ano que vem um torneio internacional de beach tennis, chancelado pela International Tennis Federation (ITF) – Federação Internacional de Tênis, em inglês – válido pelo calendário mundial do esporte.

Segundo o presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT), Alexandre Farias, a competição individual tem premiação de 35 mil dólares ao vencedor e deve atrair pelo menos mil atletas para o balneário. Destes, aproximadamente 200 devem ser profissionais de beach tennis e 200 jogadores devem vir de fora do Brasil.

“É um torneio de grande importância, porque faz parte do circuito mundial. Talvez seja o mais importante que teremos no Sul de Santa Catarina. Um torneio individual com esse tipo de premiação, independentemente da modalidade”, avalia Farias.

Alexandre Farias elogiou o empenho de lideranças políticas do Sul catarinense, incluindo o prefeito do Rincão, Jairo Celoy Custódio. O custo para a realização do ITF é de aproximadamente R$ 500 mil, segundo o presidente da FCT. “Esse torneio só vem para cá pelo empenho do deputado federal Daniel Freitas e do prefeito Jairo. Eles são os verdadeiros protagonistas deste evento. Eles que viabilizaram os recursos de premiação e infraestrutura”, elogiou Farias.

A organização ainda está em fase inicial, mas a etapa profissional, no masculino e feminino, em individual e duplas, deve ocorrer entre os dias 16 e 19 de fevereiro. “Pela pandemia, sempre pode ter alguma alteração de data, mas esperamos que possamos também já ter público durante os jogos”, aponta Farias.

“Vamos ter os principais atletas do mundo, pela gama de premiação. Teremos jogadores renomados, quase 1 mil atletas de beach tennis no município, o que pode levar um público de 2 mil pessoas por quatro dias no Balneário Rincão”, completou o presidente da FCT.

Os jogos devem acontecer no local do antigo campo de futebol, na área central do Rincão. “Foi previamente estudado, sai da beira da praia e não pega o vento nordeste da tarde”, relatou Farias.