Protesto na esperança

Moradores do bairro Esperança seguem contrários a mudança de traçado na Rodovia dos Trilhos, que vai fazer a ligação do centro de Içara com a BR-101. Eles querem a manutenção do traçado da histórica estrada de chão batido e reclamam da postura do diretor da Ferrovia Tereza Cristina. “Ele disse que vai mudar o traçado e pronto”, reclama Sirlei Machado Baldissera. Moradora do bairro, ela fez parte do protesto desta semana. “Pela mudança proposta, o asfalto vai passar na frente da minha propriedade, mas mesmo assim sou contra. A comunidade quer ser respeitada”, ressalta. A justificativa é de que a mudança é para beneficiar o futuro Terminal Intermodal que vai se instalar na região. “Mas essa justificativa não está muito clara. A comunidade já prepara um novo ato e não descarta bloquear a ferrovia. Precisamos encontrar uma alternativa para que a própria obra não corra risco”, argumenta o vereador Geraldo Baldissera, que deve buscar um novo encontro com representantes da Ferrovia. “Nosso objetivo é encontrar o consenso e permitir que a pavimentação avance”.

Na região

Senador Jorginho Mello está cumprindo agenda na região. Nesta quinta esteve em contato com o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, e também visitou lideranças em Sombrio. Nessa sexta ele vai cumprir compromissos em outras cidades do Sul do Estado, além de visitar veículos de imprensa. Jorginho trabalha para pavimentar seu nome como alternativa para o Governo do Estado de Santa Catarina.

Novo comando

O PL de Içara definiu o novo comando do diretório local. A presidência vai ficar a cargo do presidente da Fundai, Ibanez Zanette. O vice será Paulo Cesar, o PC, e o primeiro secretário escolhido é o vereador Max Luiz. PL segue sendo uma das legendas que mais cresce no município de Içara e espera ampliar sua participação na política local já na próxima eleição.

Isenção aprovada

Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça aprovou Projeto de Lei nº 26/2021 de autoria da vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB), que dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas de inscrição aos doadores de sangue, em concursos públicos e processos seletivos realizados pelo Município de Morro da Fumaça, através da Administração Pública Direta e Indireta. Proposta é semelhante a lei já em vigor em outros municípios da região e cria um benefício para os voluntários que auxiliam o hemocentro da Amrec.

Falando em Câmara

Legislativo de Morro da Fumaça está avaliando leis em desuso no município e que podem ser revogadas. A proposta é que uma comissão observe as leis que já não fazem mais sentido ou que atrapalhem o desenvolvimento da cidade. Meta é desburocratizar. A sociedade em geral poderá participar da revisão legislativa e colaborar com a comissão. Foi criado um espaço no site da Câmara de Morro da Fumaça que pode ser facilmente encontrado ou acessado por qualquer pessoa através do link www.camaramf.sc.gov.br/revogaco, onde estará disponível o índice das leis para download em Excel e PDF, agenda das reuniões e também um formulário para participação.

Verba

Prefeito de Treviso cumpriu agenda ontem na Capital do Estado. Foi em busca de apoio dos parlamentares da região para liberação de recursos de emendas parlamentares para cidade. Valério Moretti admitiu recentemente que está enfrentando dificuldades para fazer o município caminhar do jeito que ele planejou. “Herdamos muitas dívidas e precisamos ir atrás de recursos para conseguir implantar nossas ações”.

Novo acelerador

O Hospital São José divulgou a chegada de mais um acelerador linear na instituição. Equipamento importante, que reforça o tratamento contra o Câncer no Hospital. Claro que a notícia acabou não ganhando destaque, mas me fez lembrar de 2002. Naquele ano, o Hospital recebeu seu primeiro acelerador. Chegou com queima de fogos e festa para a cidade. Acabava ali uma longa batalha para assegurar aos pacientes portadores de CA o tratamento aqui no Sul do Estado.

73

Esse é o número de emendas parlamentares protocoladas na Alesc no projeto que trata da reforma da previdência dos servidores estaduais. A proposta deve ir a votação em agosto.