Vereador participa de série de entrevistas do Jornal Gazeta e destaca ações realizadas e projetos no Legislativo.

Içara

O nono entrevistado da série de reportagens do Jornal Gazeta com os vereadores de Içara é Gelson Possamai. Eleito pela primeira vez, o parlamentar destaca as principais ações promovidas durante os primeiros seis meses de mandato, fala sobre os planos a médio e longo prazo no Legislativo, e avalia que as comunidades do interior não recebiam atenção há muito tempo.

Jornal Gazeta: Nesse início de trabalhos como vereador, o que já pôde ser feito?

Gelson Possamai: Nos primeiros seis meses como vereador, tive uma atuação frequente nas comunidades, fiscalizando, atendendo os moradores e participando de reuniões. Estive presente nos bairros, acompanhando de perto as reivindicações das comunidades.

Gazeta: Quais são as principais demandas que recebe na Câmara ou nas comunidades?

Possamai: As principais demandas que recebo visitando as comunidades são sobre infraestrutura: pavimentação e lajotas. As principais solicitações são das comunidades do interior do município, que há muito tempo não recebiam uma atenção do poder público. Nosso trabalho vem sendo voltado para a manutenção de estradas rurais, bem como a limpeza e desassoreamentos dos rios.

Gazeta: Uma das principais funções do Legislativo é fiscalizar as ações do Executivo. Como você avalia o início do novo Governo Municipal?

Possamai: O início de governo, para quem esteve há tanto tempo longe da gestão, é sempre difícil. Com tudo, com experiência, trabalho e dedicação, a prefeita Dalvânia Cardoso e o vice-prefeito Jandir Sorato, mesmo em tempos de pandemia, vêm desenvolvendo com maestria um excelente início de mandato, dando prioridade à saúde para nossos munícipes, além da educação e infraestrutura, que são os pilares para o desenvolvimento do município. Avalio positivamente o trabalho que vem sendo realizado pelos gestores do governo.

Gazeta: Também é comum que vereadores atuem na busca de recursos de emendas parlamentares junto ao deputados estaduais e federais ou senadores. O que já conquistou em relação a recursos para Içara e de que forma pretende trabalhar para garantir a destinação de mais verbas ao município?

Possamai: Está em tramitação, juntamente com o Governo do Estado, a licitação para conclusão da alça de acesso ao bairro Terceira Linha, na Via Rápida, que sempre estive a frente como morador e agora como vereador e representante daquela comunidade. Estou buscando, nesses primeiros seis meses, esta grande obra a ser concluída, pois trará mais segurança aos moradores. Temos uma emenda federal a ser repassada ao Município e iremos, na próxima semana, até Florianópolis para recebê-la.

Gazeta: Além do que já pôde ser feito na Câmara Municipal, quais são seus projetos a médio e longo prazo no Legislativo?

Possamai: Além de ir em busca de recursos para o Município, também tenho trabalhado continuamente para que a cidade possa dar condições para viabilizar que cada vez mais as indústrias possam se instalar em nosso município, gerando renda e desenvolvimento aos içarenses.

Gazeta: A maior parte de suas indicações é referente a infraestrutura. Esta é a maior demanda que o senhor recebe nas comunidades?

Possamai: Sim. Infraestrutura é a maior demanda recebida nas visitas às comunidades. Sabemos que Içara tem uma grande extensão territorial e há muito tempo as estradas não tinham uma conservação adequada, com materiais adequados, prejudicando cada vez mais as vias. Mas com a visão da atual gestão, desde o primeiro dia de mandato, as máquinas estão nas ruas, inclusive aos sábados e domingos, para recuperar ao máximo possível, garantindo as boas condições de tráfego pelas vias. A Secretaria de Obras está muito bem engajada na questão de infraestrutura do município.

Gazeta: Os vereadores trabalham por toda a cidade, porém, é natural que conheçam melhor as demandas de sua comunidade. Quais as principais necessidades do seu bairro?

Possamai: Minha comunidade faz parte da área rural de Içara. É o desejo de todos os moradores que a pavimentação asfáltica chegue até o interior. Essa será uma luta incansável no meu mandato, que chegue a pavimentação na comunidade. Na área da saúde, estamos acompanhando de perto, com a equipe de saúde do ESF, para que possamos dar um atendimento de qualidade aos mais de 2,5 mil moradores da área daquela comunidade. Na educação, estamos acompanhando as obras da Escola São Rafael, que está com a entrega atrasada. O prazo final seria para dezembro de 2020 e ainda não está concluída. A comunidade carece da entrega da escola, pois os alunos estão tendo que se deslocar até a Unisul para os estudos. Esperamos que até o final de agosto, que é o novo prazo estipulado pela construtora, a escola seja entregue a comunidade.