Clésio e as eleições

O processo eleitoral do próximo ano segue fora da lista de prioridades do prefeito Clésio Salvaro. Ele, no entanto, já admite que pode falar sobre o assunto. Mas isso só deve acontecer quando a pandemia de Covid-19 estiver controlada na cidade. “Minha prioridade neste momento é cuidar da minha cidade. Sou o prefeito e a cidade está em luta contra o coronavírus. Não faz sentido neste momento ter outro debate que não seja a cidade e o controle da pandemia”, observa Salvaro. A declaração foi dada durante entrevista à Massa FM ontem. Ao ser questionado sobre a mobilização de alguns empresários, lideranças locais e militantes tucanos para que ele participe das majoritárias, Clésio adotou uma postura diferente. Até então ele vinha rechaçando a ideia e descartando qualquer possibilidade de candidatura. Desta vez ele apenas julgou o momento inoportuno, o que deixa aberta a possibilidade para que a Amrec tenha um nome na chapa majoritária em 22.

Vai ter Natal

Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou na sessão desta segunda-feira um projeto do executivo que autoriza a pareceria com a CDL para a implantação da iluminação de Natal em Criciúma neste ano. Previsão do município é investir até um milhão de reais. Ano passado a cidade ficou sem uma decoraçãozinha sequer porque não houve tempo para passar o convênio pelo legislativo. Agora o projeto passou com antecedência e podemos cravar. Sim, vai ter Natal.

Protesto na Capital

Policiais fizeram um protesto ontem na Capital do Estado. O ato que começou em frente à Assembleia Legislativa terminou com o fechamento das pontes de acesso a ilha de Santa Catarina. A categoria tenta derrubar alguns itens da proposta de reforma da previdência encaminhada para à Assembleia pelo governador Carlos Moisés. Apesar do protesto, a lei deve ser aprovada na casa. Aliás, mesmo que se reconheça a necessidade de ajustes em alguns pontos é preciso entender que a reforma é profundamente necessária.

Hora de controlar

Um requerimento encaminhado ao Governo de Criciúma pelo vereador Paulo Ferrarezi (MDB) sugere a criação de um programa para orientar os moradores da cidade sobre planejamento familiar e controle de natalidade. Segundo o parlamentar o foco da proposta são as famílias mais carentes da cidade. “Com frequência a gente observar famílias em condições de pobreza, de miséria mesmo com seis, oito filhos e são mulheres com menos de 30 anos. Isso precisa ser controlado e o município precisa se envolver neste processo”, explica.

Orientar e não proibir

O parlamentar lembra que o objetivo não é proibir os casais de terem filhos, mas sim apresentar para eles as possibilidades de controle de natalidade e a importância de se ter um planejamento familiar adequado. “A gente tem o preservativo a disposição nas unidades de saúde, mas isso por si só não resolve. É preciso facilitar o acesso a estes métodos, permitir que essa mulher possa fazer uma laqueadura e que estes casais saibam que planejar suas famílias amplia a chance de uma vida melhor”, ressalta.

Especialista

Ex-secretário em Içara, Tiago Marcolino tem se notabilizado ao longo dos últimos meses pela participação vencedora em processos licitatórios, principalmente de cumprir os quesitos ligados a legalidade a parte documental dos processos.

Henrique no PL

Nome forte do PSL de Içara, Henrique Guglielmi está fora do partido. Ele já encaminhou sua filiação ao PL e também passa a integrar o partido na cidade. Henrique chega ao PL com aval das principais lideranças do partido na cidade. A vinda de Henrique, que trouxe junto o grupo de apoiadores que tinha no PSL, foi articulado e avalizado pelo vereador Max Luiz, por Giovani Felipe e pelo ex-prefeito Márcio Búrigo. A experiência de Henrique deve ajudar a fortalecer ainda mais o PL e garantir apoio de qualidade para a campanha de Márcio Búrigo no ano que vem.

Equipamentos

Direção da Cermoful fez ontem o repasse de equipamentos para o setor de oncologia do Hospital São José. Segundo Rudy Recco, presidente da Cermoful, “os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios através do Programa de Desenvolvimento e Gestão das Cooperativas-PDGC, aprovados pelos associados em assembleia. Esse valor, 34.500 reais, faz parte do resultado positivo no exercício de 2020 da cooperativa e deverão beneficiar muitas famílias que buscam tratamento no Hospital São José”.

Renovação com qualidade

Pré-candidata pelo PDT a uma vaga na Câmara dos Deputados, Karoline Callegari disse ontem em entrevista a Massa FM que o pleito de 2022 será diferente. “Será uma eleição para se renovar, mas com qualidade. Vamos ver a eleição de pessoas com conteúdo e preparadas. A última eleição foi de polarização e ficou claro que essa polarização de extremos não fez bem para o Brasil. O PDT vive um bom momento e tenho convicção de que podemos fazer uma bela campanha apresentando ideias para contribuir com o nosso estado e a nossa região”.

Dois meses

Plano Diretor de Içara só volta a pauta em dois meses. Ocorre que o próximo passo é a audiência pública e o desejo dos parlamentares é fazer a audiência presencial e de preferência na sede do Legislativo. Por isso eles resolveram aguardar 60 dias. “É que o entendimento é que até lá a vacinação vai estar praticamente disponível para todas as pessoas com a primeira dose e vamos ter um pouco mais de segurança”, explica o vereador Laudo Callegari.

Prêmio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou a lista das concessionárias que irão participar do Prêmio Iasc 2020 – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor. A Cooperaliança está entre as finalistas na categoria Sul/Sudeste acima de 30 mil até 400 mil unidades consumidoras, disputando com outras duas empresas. Cumprimentos a toda a equipe da cooperativa que tem na indicação deste prêmio a comprovação da qualidade do trabalho.