Agora, são 601 itens disponíveis, 23 remédios a mais

Içara 

Cidadãos içarenses que precisam de remédios contam com 23 opções a mais na lista do município. Isso porque a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), da Prefeitura de Içara, atualizou a lista para 601 medicamentos disponíveis para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicada no Diário Oficial do município, a nova lista foi analisada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde (CFT), que é composta por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, assistências sociais entre outros.

O coordenador da Assistência Farmacêutica Municipal, Fabrício Pagani Possamai, avalia que os medicamentos incluídos eram muito pedidos pela população. “Com esses 601 itens, nossa lista de medicamentos está bem completa. Uma outra novidade é que as Unidades Básicas de Saúde agora contam com uma maleta de medicamentos de emergência, elas são usadas em situações especiais pelos médicos dos postos. Outra novidade são os medicamentos básicos ampliados, as medicações que só estavam disponíveis na Farmácia Municipal, agora também ficam à disposição nos postos de saúde. As unidades estão bem abastecidas”, lembra o coordenador.

A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, reforça a prioridade na saúde. “Temos tido o cuidado de diminuir o vai e vem. Precisamos agilizar e não complicar. Por isso, recomendamos que os medicamentos estejam mais próximos das pessoas, disponibilizando nas unidades de saúde alguns itens com maior índice de uso”, reforça.

Vale lembrar que a Farmácia Municipal não fecha mais ao meio dia, está com as portas abertas das 7h às 16h.