Valor foi confirmado pelo gabinete do senador Jorginho Mello na manhã de ontem

Içara

A Prefeitura de Içara recebeu na manhã de ontem (7) o anúncio da liberação de R$ 192.656,00 reais de emenda de bancada do senador Jorginho Mello. O valor será utilizado no custeio de procedimentos do programa Zera Fila. A prefeita recebeu a confirmação do recurso através coordenador regional do PL, mesmo partido do senador, Márcio Búrigo. A solicitação inicial foi feita pelo vereador Max Luiz.

“Somos muito gratos por essa atenção do senador. A saúde é um setor prioritário e como esse valor vem para a atenção básica podemos utilizá-lo no Zera Fila que vem resolvendo muito bem o problema das esperas na saúde”, comentou a prefeita. “Içara é a segunda cidade da região carbonífera em vários índices como, por exemplo, em população. Por isso, sempre terá o olhar atencioso do senador Jorginho Mello”, acrescentou Búrigo.

Também estavam presentes no encontro o vereador Max Luiz, o diretor superintendente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette, a secretária de educação, Rose Reynaud e o coordenador de especialidades da Secretaria de Saúde, Gustavo de Jesus, representando o secretário Sandro Ressler.

Mais exames

Na terça-feira (6), a Secretaria de Saúde entregou mais 53 autorizações de exames pelo programa Zera Fila. Foram 25 de estudo urodinâmico e 28 tomografias. Na fila do estudo urodinâmico, havia pessoas há três anos aguardando. Este exame custa em média R$ 400,00 reais e com as autorizações entregues a fila foi zerada.

Também chamado de avaliação urodinâmica completa, esse exame tem como objetivo principal avaliar o funcionamento da bexiga, em homens e mulheres, e da próstata, nos pacientes do sexo masculino. A moradora do bairro Vila Nova, Albani Marrone, estava aguardando na fila desde 10 de julho de 2018, portanto dentro de quatro dias a espera completaria exatos três anos. “Gostei porque achei que não vinha mais. Agora estou vendo uma melhoria na área da saúde de nosso município”, comentou.

A prefeita Dalvânia Cardoso ressaltou que faz questão de manter a fila das biopsias zerada, entre os 20 procedimentos atendidos pelo programa. “Geralmente, quando o médico pede biópsia a família fica na angústia. Imagina o paciente ter que esperar três meses, seis meses? Quando for biópsia, nós vamos pegar dinheiro do município e fazer na hora”, comentou. “Estamos reformando unidades de saúde, mantendo todas as ações contra o Covid-19, procurando atender as necessidades da população, assim como fazemos com o Zera Fila que é uma prioridade”, pontuou o secretário de saúde, Sandro Ressler.