Santidade – Ajude o próximo

A discípula dos apóstolos Santa Luciana nos deixou um ensinamento. Ninguém deve se isolar e pensar só em si. Visitava os encarcerados e levava consolos, e nunca deixou ninguém só e com necessidade.

Palavras de Santo Abrahão, procure orar e pensar em Cristo e encontrará a felicidade. Quem ainda não experimentou tal doçura perde e deixa de receber de Cristo o consolo e uma vida generosa repleta de sossego e paz.

Habilidade, talento, integridade e paixão nos leva a enfrentar os riscos, desafiamos crenças e mudamos o caminho. A figura do mundo muda a cada instante segundo Santo Eucherio, a pessoa que só pensa em dinheiro se perde e a vaidade empobrecerá o espírito. Não ame só o dinheiro, procure tesouros no céu.

Visitar o doente com palavra de conforto e bom conselho é uma obra de misericórdia que muito agrada ao Senhor nosso Deus. São bálsamos para os doentes as leituras bíblicas. Santa Adelaide vivia assim e no cotidiano hospedava os pobres. Os santos sacramentos administrados na doença consola, conforta e santifica a alma. O descuido do familiar leva mais doença e tristeza ao doente. A vida passa rápido, pense e cuide dos doentes! Deixe eles felizes até o dia de irem embora, para a casa do Pai.

O Pequeno Livro Vermelho, que constava os pensamentos do presidente Mao Tsé-Tung, fez dele um dos homens mais ricos da China, onde a leitura era obrigatória. Uma pobreza deste escritor prolífico. Cometeu muitos erros criando cultos à sua personalidade. E isto ajuda? Não, pois enriquecia através da maldade e vivia com infinita tristeza. Nada vale a pena se a alma for tão pequena!

Santo Inácio de Loyola, de uma família rica, ferido por uma bola de canhão, passou por uma cirurgia dolorosa e sem anestesia. Leu livros sobre a vida de Jesus e dos Santos. Seguiu os Santos em 1522, confessou seus pecados no mosteiro de Montsserrat e passou alguns meses em uma caverna, vivendo de forma austera, meditando e escrevendo. Maravilha se conseguíssemos ler seu livro “Os Exercícios Espirituais”, um manual de instrução para alcançarmos a espiritualidade.

Leia as obras de João Batista Lehmann: “Na Luz Perpétua – Vida de Santos” e encontrarás ensinamentos maravilhosos. O sábio calvinista José Scaliger após ler estes livros disse: – A história dos Santos impressiona a alma piedosa e comove-a profundamente”.

As palavras do Santo Conrado de Parzham: “No jardim da igreja não faltam as flores puríssimas, nem as rosas purpurinas, nem as árvores gigantescas e frutíferas de grandes personalidades. Ao lado delas veremos as mimosas e humildes violetas rescendendo puríssimo perfume”.