Pedido de Impeachment

Partidos de oposição, parlamentares de diferentes campos políticos, entidades da sociedade civil e personalidades apresentaram nesta quarta-feira um “superpedido” de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. Ao todo já foram apresentadas 122 peças defendendo o impedimento de Bolsonaro, cujos principais argumentos foram reunidos neste último. Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidir se aceita ou não o pedido, e cabe ao Plenário da Casa a decisão sobre a abertura ou não do processo. Lira é extremamente ligado, alinhado ao presidente e por conta disso é muito improvável que se tenha clima para que o processo ande. Afora isso é preciso entender que o Brasil não tem mais como suportar um novo impeachment. Na democracia se renova o poder através do voto. Os descontentes com Bolsonaro precisam aguardar outubro do ano que vem. Até lá é preciso respeitar a vontade popular, é preciso acatar o que as urnas apresentaram em 2018. Definitivamente não será com impeachment seguidos que vamos conseguir amadurecer a nossa democracia.

Acelerando

Ex-prefeito Márcio Búrigo garantiu ontem, em entrevista à Massa FM, que vai acelerar a partir de agora o processo de fortalecimento do PL e de seu nome para a disputa de vaga na Alesc no ano que vem. “Deixei claro para o meu filho que ele vai gerir os negócios e que vou me dedicar ao processo eleitoral do ano que vem. Eu vou doar meu tempo para a política mais uma vez. Quero contribuir com o Estado e com a nossa região”. Márcio não escondeu o alívio com a aprovação de suas contas. “Não pelos direitos políticos que eu não iria perder, mas para acabar com essa história polêmica de uma vez por todas. Eu não cometi ato de improbidade, não desviei e não deixei desviar e os vereadores entenderam que o governo enfrentou dificuldades sim, mas que foi um governo sério”.

A reforma

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), informou em plenário qual deve ser o calendário de tramitação da Reforma da Previdência Estadual. A proposta tem o objetivo de adequar as regras previdenciárias do funcionalismo catarinense à reforma aprovada em 2019 pelo Congresso Nacional.

Comemorando

Deputada Ada de Lucca está comemorando a liberação que o governador Carlos Moisés faz nesta quinta-feira de pelo menos 10 milhões de reais para a pavimentação de ligação entre Treze de Maio e Morro da Fumaça. “Esse asfalto é uma conquista história para os moradores das duas cidades e vai impulsionar a qualidade de vida e o desenvolvimento daquela região”, ressalta. Além dessa obra, Moisés também autoriza a recuperação da SC 443 e a abertura da barra do Camacho.

Aprovado projeto de recuperação fiscal de 2021

Os deputados aprovaram o projeto de lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal 2021 (Prefis). A proposta tem o objetivo de reduzir os valores de juros e multas relativos a créditos tributários de ICMS entre os meses de março e dezembro do ano passado.

Boa nova

Município de Criciúma confirmou ontem o pagamento do 13º salário dos servidores de Criciúma. A primeira parcela que será paga para 4 mil trabalhadores e vai injetar na cidade mais de 8 milhões de reais. Notícia boa para o comércio que agradece essa grana extra circulando no município.

Triagem

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rincão está fazendo uma triagem das empresas que vão se instalar na cidade. Neste momento já há um novo distrito sendo consolidado. Expectativa é que até o final do ano ele esteja finalizado e com novas empresas ativadas. Ano deve fechar com mil vagas diretas e indiretas para a cidade.

Desnecessária

As discussões internas do PSL que brotaram durante o debate sobre a votação das contas do prefeito Márcio Búrigo são desnecessárias. As questões internas do partido devem seguir internas, se há desavenças que sejam resolvidas. O eleitor não tem o menor interesse nisso. A cidade não ganha nada com isso e a Câmara não é lugar para isso. O parlamento é o espaço para questões republicanas, de interesse da cidade e não para sanar e dar visibilidade a picuinhas.