Só Treviso se encaixa nos critérios para vacinação em massa pela Amrec

20

Novas informações do governo dão conta que a escolha será pelo número máximo de 7 mil habitantes e altas taxas de letalidade ou incidência da doença

Da Redação

Pelo critério criado pelo governador Carlos Moisés da Silva – a de que uma cidade catarinense com no máximo 7 mil habitantes seria selecionada para o estudo de vacinação em massa –, apenas Treviso, na Região Carbonífera, poderia se candidatar, que tem população de 3.966 pessoas.

Já no Sul do estado, pelo menos outras cinco teriam a chance de receber a imunização total: Ermo, com 2.061; Morro Grande, 2.888; São Martinho, 3.171; Pedras Grandes, 3.953; e Timbé do Sul, com 5.343.

Entenda a ideia e mudanças

A ideia inicial do Governo de Santa Catarina, divulgada há uma semana (dia 9), dava conta da vacinação em massa em uma única cidade. Em um vídeo de quase um minuto, Moisés anunciou uma vacinação em massa, com a aplicação das duas doses fora do cronograma oficial do Estado. O objetivo é que, com isso, sejam feitas pesquisas, em parceria com universidades, sobre o processo de imunização.

Ele disse que para esta etapa, municípios com alta taxa de transmissão do vírus, letalidade e vulnerabilidade social deveriam ser escolhidas. A intenção é seguir exemplos concretos de sucesso, como o da cidade de Serrana, em São Paulo, onde se reduziu em quase 100% as mortes por Covid-19 quando mais de 95% da população adulta foi vacinada.

Ontem, no entanto, o critério mudou, segundo novas informações do governo. O principal critério para a escolha será o número de habitantes: a cidade deve ter, no máximo, 7 mil habitantes, segundo o secretário de Saúde André Motta. E a cidade será definida por meio de um ranking que avaliará alguns critérios como a vulnerabilidade social e altas taxas de letalidade e incidência da doença.