Já que é época, vamos aproveitar a tainha

Chef PV Show dá dicas de como prepara aquela tainha assada e recheada

A tainha (Mugil liza) tem um ciclo de vida que a torna particularmente frágil à pesca intensa. Depois de viver seu primeiro ano no mar, ela entra nos estuários e lagoas costeiras, onde cresce até 4 a 6 anos, quando atinge a idade adulta. A partir daí, a cada outono, machos e fêmeas formam grandes cardumes para empreender uma longa jornada: a migração reprodutiva no mar. Cada tainha vai desovar até 5 milhões de ovos, que dependerão do acaso para serem fecundados, formarem pequenos juvenis, que se dirigirão para os estuários, onde crescerão e fecharão o ciclo da vida. Mas somos cozinheiros e não biólogos. Vamos ao que interessa.

Comum nos meses de maio, junho e julho a pesca da tainha movimenta a gastronomia de Santa Catarina. Com sua ova, ela pode ser feita recheada e assada, frita, empanada. Por ser um peixe gordo, fica ótima na churrasqueira ou forno, obtendo muita suculência.

Tainha recheada

Ingredientes: 1 unidade de cebola, 1 unidade de tomate, 100 g de azeitona, 100 g de bacon, 150 g de farinha de mandioca, salsa, salsinha e cebolinha, 1,5 kg de Tainha, 2 colheres de suco de limão, 3 folhas de salsa, sal, pimenta e 3 colheres de óleo vegetal.

Modo de preparo: Tempere a tainha com o limão, a salsa, o sal e a pimenta. Reserve. Prepare o recheio fritando o bacon, a cebola, o tomate, a salsinha, a cebolinha e a azeitona. Frite bem e acrescente a farinha de mandioca, acrescente sal a gosto e cozinhe rapidamente, mexendo até obter uma farofa. Recheie a Tainha, feche com palitos e embrulhe em papel alumínio untado com manteiga. Leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos. Sirva ainda quente.

Outra delícia é a ova de tainha, que pode ser frita, assada ou até mesmo curada no sal.

Ova de Tainha assada

Ingredientes: 1 par de ovas de tainha, manteiga, sal, pimenta do reino e limão.

Modo de preparo: Faça um corte de fora a fora no meio da ova, tempere com sal e pimenta do reino e, por último, adicione fatias de manteiga no seu interior. Aqueça o forno a 180°C e coloque as ovas para assar por 20 minutos, sem cobrir a forma.

Se você tem uma receita especial com a tainha ou com a sua ova, envie para pvdalpont@gmail.com. Bom apetite!