Equipe expôs 900 quilos de lixo reciclável na praça como forma de chamar atenção da população

Içara

A Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) distribuiu mais 200 mudas de árvores nativas, na manhã de sábado na Praça São Donato. O evento fez parte do lançamento do Mês do Meio Ambiente Içara Sustentável em alusão ao Dia Mundial do Meio celebrado no dia 5. A equipe da fundação também expôs 900 quilos de lixo reciclável na praça. Esse número é considerado baixo diante de uma quantidade de 32 toneladas diárias de lixo que se recolhe ao dia na cidade. Objetivo foi mostrar como ainda é necessário conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo.

“É algo em que precisamos investir, rever e conscientizar. Essa quantidade deveria ser bem maior se todos juntos tivéssemos uma melhor consciência coletiva de preservação ambiental”, falou a prefeita Dalvânia Cardoso. “Já temos ações como a coleta seletiva e o Reciclou Levou que trabalham nessa direção. Durante essa semana vamos levar para as escolas as informações necessárias para que isso aumente e melhore ainda mais essa coleta”, completou o presidente da função Ibanez Aníbal Zanette.

A campanha Mês do Meio Ambiente Içara Sustentável terá, ainda, a instalação de lixeiras para a separação do lixo nos setores do Paço Municipal, lançamento do edital para o Prêmio Içara Sustentável, Programa Nascente Viva que consiste em plantar mudas de árvores em APP, distribuição de material de conscientização nas escolas do município e uma live nas redes sociais do governo falando sobre o tema da campanha. A agenda desses eventos está em anexo.

Novas lixeiras para separação de lixo

Ontem (7), a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) fez outra ação em alusão à Semana do Meio Ambiente e é inédita na prefeitura de Içara. Todos os setores da Administração Municipal de Içara terão lixeiras específicas para a separação do lixo reciclável. O objetivo é conscientizar os servidores públicos sobre a importância de reciclar e permitir o desenvolvimento sustentável.

“Nós temos que dar o exemplo para a cidade. Não adianta orientar lá fora e não fazermos aqui dentro. Penso que estamos na fase de ocupação do paço. Aqui será um pequeno condomínio em que as pessoas irão conviver pelo menos oito horas por dia no mínimo”, comentou a prefeita Dalvânia Cardoso. “Agora, precisamos conscientizar o paço sobre isso. Não adianta prepararmos isso se as pessoas não tiverem consciência. Peço aos gestores de cada pasta que cobre de seus setores essa educação”, completou.

“Como a Fundai não fica aqui no Paço Municipal não deixa de ser uma forma de marcamos presença por aqui. Penso que nosso papel é conscientizar educar. Nossa campanha tem esse foco, inclusive com ações aqui e também nas escolas educando as crianças para os cuidados ambientais”, explicou o presidente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette. Hoje será feito o lançamento do edital do Prêmio Içara Sustentável.