Uso de equipamentos elétricos aumenta no inverno e requer cuidados

24

Profissional da Cooperaliança orienta sobre utilização correta de aparelhos como chuveiros, torneiras elétricas e secadoras e aquecedores

Içara

Com a chegada das baixas temperaturas, alguns equipamentos elétricos têm seu uso ampliado e outros, que até então permaneciam desligados, acabam também utilizados para tentar driblar o frio. Esses aparelhos, no entanto, exigem alguns cuidados para que o conforto que oferecem não se transforme em acidentes que podem causar incêndios ou colocar vidas em risco.

Entre os principais itens cujo uso aumenta durante o inverno estão equipamentos resistivos, como chuveiros, torneiras elétricas, secadoras de roupas e aquecedores. “Em dias frios, geralmente aumentamos a potência de aquecimento. A fórmula básica para o cálculo do consumo de energia elétrica é o produto da potência do equipamento pelo intervalo de tempo de uso. Logo para economizar energia com tais equipamentos, já que aumentamos a potência de aquecimento, teria que diminuir o tempo de uso”, explica o técnico-comercial da Cooperaliança, Mateus Burigo Dalmolin.

De acordo com o especialista, outro ponto a se destacar nestes equipamentos é o correto dimensionamento dos circuitos a que eles estão conectados. “Com o avanço da tecnologia, dispomos de equipamentos mais potentes, porém muitas residências ainda possuem instalações antigas, com condutores inadequados para os dias de hoje”, salienta, lembrando que, antes de qualquer nova instalação ou substituição destes equipamentos por outros de maior potência, deve-se contatar um profissional para que certifique se a instalação está ou não apta a recebê-los.

Uso incorreto pode provocar incêndios e choques elétricos

Apesar dos benefícios, aparelhos que provocam aquecimento exigem cuidados. “Uma instalação incorreta pode gerar graves consequências, como, por exemplo, sobrecarga do circuito, curtos, choques e até incêndios. Em situações mais graves, o choque pode levar o usuário à morte”, alerta, lembrando os cuidados necessários para o uso de secadores de cabelos. “A utilização de equipamentos elétricos em ambientes úmidos não é recomendada, pelo grande risco de choque elétrico. A questão do secador de cabelo, recomenda-se o seu uso em outros ambientes ou devemos aguardar até que o banheiro fique seco”, destaca.

A importância de um profissional qualificado

Toda instalação elétrica deve ser realizada por um profissional qualificado e habilitado. “A Cooperaliança possui em sua página na internet, algumas dicas de segurança e economia de energia. Na mesma linha, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibiliza também cartilhas explicativas sobre este tema”, conclui.