Tradicional evento religioso será realizado entre 10 de julho e 7 de agosto

Içara

Uma das mais antigas festas religiosas do Sul Catarinense terá novidades em 2021. Apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a Festa da São Donato que, neste ano, chega a sua 71 ª edição, contará com uma extensa programação, entre os dias 10 de julho e 7 de agosto.

A festa será a primeira após a posse do novo pároco da Paróquia São Donato, padre Antônio Madeira. “Será uma programação focada na parte religiosa, mas também com atrações recreativas. Devido à pandemia, teremos drive-thru”, destaca o coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), Sérgio Boaroli, frisando que não haverá a presença do tradicional parque de diversões e a Feira da Indústria e Comércio. “No ano passado, a programação religiosa teve grande adesão do público. Esperamos que seja ainda melhor em 2021”, projeta.

Outra novidade para esta edição será um novo modelo da organização da festa. “Teremos os festeiros, que geralmente são casais, responsáveis pelas atividades recreativas e religiosas, além dos noveneiros”, ressalta, lembrando que a participação é aberta à comunidade. “As pessoas que desejam nos ajudar serão bem-vindas. Basta entrar em contato com a secretaria paroquial, de segunda a sexta-feira, ou com os coordenadores da festa”, explica.

Carro zero-quilômetro será sorteado

Além das missas, algo muito aguardado é o sorteio de um carro zero-quilômetro. “Neste ano será um Renault Kwid. Teremos também uma série de outros prêmios na tradicional rifa de São Donato, cujos bilhetes já estão à venda”, enfatiza, informando que o recurso obtido com a comercialização será investido em obras no Salão Paroquial.

Cidade acolhedora

Para o coordenador do CPC, a cidade é muito acolhedora, o que deve atrair fiéis de outros municípios. “É uma das festas mais antigas e contará com a presença de vários padres, com missas com diferentes temas, aponta, lembrando que há pessoas que acompanham o evento há décadas. “Alguns são filhos dos fiéis que trouxeram a primeira imagem de São Donato da Itália”, ressalta, comentando que o Santo, que permaneceu por vários anos na capela do Hospital São Donato está atualmente na Igreja da Misericórdia, antiga Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.