Em entrevista ao Jornal Gazeta, Sandro Ressler destaca melhorias na pasta e planos a médio e longo prazo

Içara

Mesmo com os desafios e demandas impostos pela pandemia da Covid-19, a secretaria de Saúde de Içara continua com ações para ampliar a oferta de serviços à população, além de zerar as filas de espera por consultas, exames e cirurgias. Enquanto planeja ações a médio e longo prazo, o Município aumentou o repasse ao Hospital São Donato e instalou a secretaria no Paço Municipal pela primeira vez em mais de 60 anos. Em entrevista ao Jornal Gazeta, o titular da Pasta, Sandro Ressler destaca as ações já realizadas e o que ainda pretende colocar em funcionamento na cidade.

Jornal Gazeta: A Secretaria da Saúde sempre teve grande importância nos municípios. Com a pandemia, o foco nesta pasta ficou ainda maior. Nestes quase cinco meses como secretário, o que já pôde ser feito, implantado ou melhorado?

Sandro Ressler: Tivemos várias ações. Entre elas, podemos destacar o início da reforma e ampliação das ESFs Esplanada e Presidente Vargas, retomada dos atendimentos integrais nas ESFs e centros especializados, instalação do Centro de Reabilitação Pós Covid, a aplicação dos horários no Centro de Triagem, além da mudança da secretaria para o novo Paço Municipal. Realizamos campanhas de vacinação contra influenza e Covid-19; e ações para o combate às endemias. Implantamos a bonificação do Programa Mais Médicos e o Zera Fila. Promovemos ações educativas da Vigilância Sanitária, reforçamos as especialidades do Centro de Especialidades Médicas e incluímos uma Coordenação Única de Saúde Mental. Adquirimos uma van para transporte de insumos de saúde, melhoramos os fluxos de entrada e saídas do almoxarifado municipal, adquirimos nova metodologia de testagem dos pacientes com coronavírus e reduzimos as filas de espera por especialistas. Aumentamos em 40% a oferta de exames laboratoriais para a saúde. Tivemos ainda o aumento do aporte financeiro ao Hospital São Donato para a manutenção dos serviços de Pronto Socorro. Concluímos a obra inacabada da ESF Aurora, com o retorno da equipe para a unidade, trazendo conforto para o atendimento da população. Adequamos o valor de referência de vencimentos para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Mantivemos as aquisições e os processos de aquisição de medicamentos, insumos e demais necessidades via Cisamrec e Cincatarina.

Gazeta: Um dos projetos de governo da prefeita Dalvânia Cardoso é o Zera Fila. Qual era o tamanho da fila de espera por exames, consultas e cirurgias e o que já foi ou está sendo feito para atender esses pacientes?

Ressler: Conforme o Plano de Governo da prefeita Dalvânia e do vice Jandir, foi realizado, desde fevereiro de 2021, o Programa Zera Fila. Haviam filas represadas desde 2018 em alguns procedimentos e longas filas para determinadas consultas. Foram realizadas aquisições de exames, consultas e cirurgias. Entre eles: cateterismo, cirurgia de pterígio e adenóide, além de exames de ultrassom, ressonância e tomografia, exames de colonoscopia e biópsias.

Gazeta: Recentemente, uma reunião tratou da lista de medicamentos disponibilizadas pela secretaria de Saúde. Qual sua avaliação desta lista? Existem planos para amplia-la?

Ressler: Içara tem uma das melhores listas de medicamentos do país. Atualmente, o município investe em cerca de 200 itens a mais do que consta na lista do SUS, chegando ao total de quase 600 medicamentos, colocando Içara em uma condição favorável no atendimento às mais diversas doenças presentes em seu território. A nova lista deverá estar pronta dentro de alguns dias.

Gazeta: Passaram-se quase quinze meses desde o primeiro caso de Covid-19 em Içara e, como em todas as cidades, os profissionais de saúde estão cansados. De que forma a secretaria acompanha esses servidores e o que é feito para manter o atendimento de qualidade, mesmo com tantos desafios impostos pela pandemia?

Ressler: Os servidores da Saúde são peças fundamentais no combate à pandemia. Foram realizados atendimentos antes da vacinação com nossas vacinadoras. Primamos pelo reconhecimento dos serviços prestados e realizamos o repasse dos valores vindos do Governo Federal aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

Gazeta: A Secretaria de Saúde está oficialmente no Paço Municipal pela primeira vez. Em que essa mudança deve melhorar os trabalhos e atendimentos à população?

Ressler: Melhor ambiente para o acolhimento dos pacientes, maior acessibilidade aos diversos setores da administração em saúde, saindo de um prédio com escadas, para o novo Paço, com sistema de elevadores e melhor acessibilidade. Além disso, melhor disposição interna dos diversos setores da saúde, especialmente com um ambiente amplo e com contato facilitado entre as coordenações.

Gazeta: O Hospital São Donato não é municipal, porém recebe recursos do Município que têm grande importância para manter sua saúde financeira. Em 2021, quais foram os apoios dados ao hospital e quais são os planos para continuar a apoiar a instituição?

Ressler: O pronto atendimento do HSD é pago pelo Município, que repassa mensalmente os valores destinados a este atendimento. Na atual gestão, houve um acréscimo de valores para custear essas necessidades. Apoiamos o hospital, transferindo pactuações que estavam em outros municípios para o HSD. Assinamos o pedido ao Estado de SC pela manutenção dos 10 leitos COVID do HSD. Trabalhamos no apoio logístico para que o HSD receba os medicamentos do kit entubação. O hospital é peça importante no cenário da saúde municipal e a gestão entende que a instituição é uma parceira da gestão.

Gazeta: Quais seus projetos a médio e longo prazo na Saúde de Içara?

Ressler: Evolução da oferta dos diversos serviços de saúde para a população içarense, melhorando o acesso à saúde, reformando unidades, ofertando maior número de serviços, qualificando os servidores, estabelecendo fluxos internos. Também a renovação dos equipamentos tecnológicos e da frota. Estas são algumas das perspectivas para esta gestão comandada pela prefeita Dalvânia Cardoso e pelo vice Jandir Sorato.