Escassez de vacina

Enquanto profissionais de saúde alertam para uma possível segunda onda, o Brasil deve enfrentar um período ainda maior de escassez de vacina. O Butantan já paralisou a produção por falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo, o mesmo deve acontecer com a Fiocruz a partir da próxima semana. Sem produção de vacina, as cidades devem paralisar o processo de imunização. A previsão dos dois institutos é de receber mais ingrediente apenas no final de maio. É uma preocupação a mais para os gestores de saúde e uma demora extra para voltarmos a nossa tão sonhada normalidade. Enquanto isso, nos Estados Unidos as máscaras foram abolidas graças a vacinação.

Difícil contornar

A Amrec vai levar ao Deinfra o problema enfrentado hoje por Criciúma e Forquilhinha. As duas cidades, principalmente a do prefeito Neguinho, passaram a ter um fluxo bem maior de caminhões pesados ao longo dos últimos dias. A culpa é do pedágio da BR-101. Para não pagar a tarifa na praça de Maracajá, os caminhoneiros entram por Meleiro, passam por Forquilhinha e depois seguem por Criciúma para retornar para a Rodovia Federal. Foi a maneira encontrada por eles para se livrar do pedágio. O problema é que esse fluxo intenso de caminhões começa a colocar em risco a vida útil das pavimentações municipais, que não foram preparadas para isso. “Vamos ao Deinfra para tentar encontrar uma alternativa”, argumenta Jorge Koch, prefeito de Orleans e presidente da Amrec.

Outro pedido

Neste encontro com o Deinfra, os prefeitos da Amrec vão levar uma outra queixa. Eles não estão nada satisfeitos com o andamento do projeto Recuperar. Criado pelo governo de Carlos Moisés, o programa repassa recursos para um consórcio montado pelas associações regionais e é responsável pela manutenção das rodovias estaduais. “Mas o programa não está funcionando como deveria. Na Amrec, a vencedora do processo licitatório para os reparos foi a Confer. Ela tem grandes obras e é complicado parar uma outra atividade para deslocar equipes para pequenos reparos, onde os valores não são atrativos. Na de limpeza de roçada é uma empresa de Morro da Fumaça e que também não está dando conta. Então temos que rever isso, não está funcionando e esse pleito vai para a pauta da reunião”, explica Jorge Koch.

Imunização

Sábado é de unidades de saúde abertas em Içara. Dia D de imunização contra gripe tenta ampliar a imunização na cidade. “A procura está boa, mas como temos muita gente que não consegue ir nas unidades durante a semana o sábado vai facilitar a vida da comunidade”, explica o secretário Sandro Ressler.

Creche

A construção de uma creche com berçário no bairro Demboski foi indicação do vereador Rodrigo da Silva Gonçalves (PP) para o Poder Executivo. O bairro não possui um espaço educativo para crianças de zero a três anos, e a obra é uma reivindicações dos moradores da localidade. “O bairro é bastante populoso, sendo um pedido das mães daquela localidade que necessitam de um local próximo para deixar seus filhos”, informou Gonçalves.

Em busca de verba

Prefeito Franqui Salvaro cumpriu agenda esta semana em Brasílias. Foi em busca de recursos para a educação do município. Em função da crise, prefeitos estão passando o pires para garantir que obras importantes não fiquem na gaveta.