São Paulo e Palmeiras querem manter hegemonia contra rivais nas quartas

17

Tricolor tem marca maior e não perde para a Ferroviária desde 1995

São Paulo

Se histórico entrasse em campo, São Paulo e Palmeiras poderiam contar com um amplo favoritismo diante de Ferroviária e Red Bull Bragantino, respectivamente, para os duelos desta sexta-feira (14). Enquanto o Tricolor Paulista não perde para a Ferrinha desde 1995, o Alviverde conta com 15 vitórias nos últimos 17 jogos diante do Toro Loko.

Para muitos pode ser a metade de uma vida ou uma boa passagem dela: 26 anos. Este é o tempo que marca a última vitória da Ferroviária diante do São Paulo pelo Campeonato Paulista. Naquela ocasião, a Locomotiva venceu por 1 a 0. De lá para cá, foram quatro jogos equilibrados, com três empates e um triunfo a favor do São Paulo. Constata-se, portanto, que o time de Araraquara jamais venceu o Tricolor Paulista no século XXI.

Quebra de tabu?

Não existiria, entretanto, para o torcedor da Locomotiva, uma hora melhor para quebrar tal tabu. São Paulo e Ferroviária se enfrentam pelas quartas de final do Paulistão 2021, sem vantagem para nenhum dos lados.

Vale ressaltar que os times ficaram no Grupo B na primeira fase, com o Tricolor avançando em primeiro, com 27 pontos, oito vitórias, três empates e uma derrota, e a Ferrinha, na segunda posição com 21 pontos, conquistou seis vitórias, três empates e três derrotas.

Além de uma partida equilibrada, o que o torcedor pode esperar é um jogo de muitos gols. São Paulo e Ferroviária têm, respectivamente, o melhor e o segundo melhor ataque da competição. Enquanto o time de Hernán Crespo anotou 28 gols em 12 jogos, a equipe de Araraquara marcou 20 tentos também em 12 partidas.

Outro favorito

No outro duelo, o Palmeiras, que encara o Red Bull Bragantino, tem uma excelente sequência contra o rival. Nos últimos jogos, foram 15 vitórias em 17 partidas. Entretanto, desde que o time de Bragança Paulista tornou-se clube-empresa, o equilíbrio passou a ser outro.

Foi com o patrocínio da Red Bull, por exemplo, que o Bragantino quebrou a sequência de seis vitórias seguidas do Palmeiras, vencendo por 2 a 1, no Paulistão 2020. Ainda que os números apontem um favoritismo para o time de Abel Ferreira, o Red Bull Bragantino fez mais bonito na primeira fase. Os dois times estão no Grupo C, que foi liderado pelo Toro Loko, com 23 pontos, seis vitórias, cinco empates e uma derrota, e teve como vice-líder o Alviverde que, com 21 pontos, conseguiu seis vitórias, três empates e perdeu três vezes.

Outro fator positivo para a equipe de Bragança Paulista é o de ter a melhor defesa do Estadual. Em 12 partidas, o Red Bull Bragantino, que sofreu apenas sete gols, tem este aspecto ao seu favor.

Red Bull Bragantino e Palmeiras se encaram no estádio Nabi Abi Chedid, às 19h30, enquanto São Paulo e Ferroviária se encontram no Morumbi, às 21h30.

Garantidos

Enquanto isso, outros dois times já estão na semifinal do Campeonato Paulista. O primeiro deles é o Corinthians, que venceu a Inter de Limeira por 4 a 1, na terça-feira (11). O segundo é o Mirassol, que bateu o Guarani nos pênaltis por 4 a 3, após empate em 0 a 0 no tempo normal, na quarta-feira (12).

Jogos de hoje do Paulistão
19:30 – Bragantino x Palmeiras
21:30 – São Paulo x Ferroviária