Suspenso novamente

A Justiça da Comarca de Urussanga suspendeu mais uma vez o processo eleitoral da Cemoful, que estava programado para este domingo, em Cocal do Sul. Na decisão, o juiz Roque Lopedote afirma que o processo eleitoral só poderá ser realizado após a apresentação de um plano de contingência sanitária, em uma nova data e com garantia de segurança para os associados. A decisão acata um pedido do Ministério Público que solicitou o adiamento do processo eleitoral por conta da pandemia de Covid-19. A decisão surpreendeu a assessoria jurídica da Cooperativa, que apostava que a instância local fosse respeitar a decisão do Tribunal de Justiça que autorizava o pleito.

Novela

Agora segue o imbróglio sobre a escolha do novo conselho de administração da cooperativa. Inicialmente o processo havia sido marcado para o dia 27 de março. Lá, por conta do crescente número de casos, acabou suspenso. Remarcado na sexta-feira passada, a eleição passou a enfrentar o obstáculo imposto pelo município, que baixou decreto sanitária vetando a votação. A cooperativa buscou então no Tribunal de Justiça a autorização para o pleito, conseguiu e remarcou a votação para domingo em Rio Comprudente, município de Cocal do Sul. Agora com essa nova decisão as sete chapas inscritas voltam a aguardar um novo capítulo.

Terceira onda

Secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande admitiu, durante entrevista concedida à Massa FM, que o Estado e toda a região estão em alerta para uma provável terceira onda de casos de coronavírus. “As pessoas pararam de se cuidar, deixaram de lado algumas medidas básicas e isso nos preocupa. Estamos nos preparando para um terceira onda, tomara que as previsões estejam erradas”.

Polemizando

Instituto Datafolha divulgou a primeira pesquisa com intenção de votos para a eleição do ano que vem após o ex-presidente Lula recuperar os direitos políticos. Segundo o Instituto Datafolha, Lula lidera corrida eleitoral de 2022 e marca 55% contra 32% de Bolsonaro no 2º turno. Petista tem 41% no primeiro turno, 18 pontos à frente do atual presidente, que deve disputar a reeleição no ano que vem. Pesquisa também indica que 54% não votariam no atual presidente em nenhuma hipótese.

Vai ter protesto

Sindicato dos Servidores Públicos de Criciúma definiu na assembleia realizada na quarta-feira os próximos passos da categoria em busca de reajuste salarial. Como o governo não encaminhou nenhuma proposta, na próxima terça eles fazem um dia de paralisação. O ato vai ter concentração no pátio de máquinas do Município. Outras ações serão realizadas para pressionar o governo. A greve não está descartada mas será o último artifício. Os trabalhadores não escondem a indignação com a falta de uma proposta de reajuste pelo segundo ano consecutivo.

Parceria

Governo de Morro da Fumaça e Hospital São Roque fizeram uma avaliação ontem da parceria entre a entidade e o município no combate a pandemia. Apesar de toda exigência na pandemia, os números em Morro da Fumaça ainda são positivos. “Lutamos para salvar todos, mas em caso de comorbidades grave fica muito difícil”, avalia o Dr. José Luiz. É importante ressaltar que nos horários em que o Centro de Triagem não atende, o hospital recebe os pacientes. “Em número de internações já ultrapassamos 800, temos 44 leitos disponíveis e quase sempre sobram poucas vagas. Ainda é necessário que a população se cuide e fique atenta ao calendário de vacinação sem perder a data”, alerta o médico.

Tem dinheiro

Ex-prefeito de Içara fez circular ontem entre profissionais de imprensa documento de recursos liberados pelo Finisa para obra de pavimentações em Içara. Ele fez questão de afirmar que há sim recurso assegurado para as obras na cidade. “Dizer que não tem recurso não é verdadeiro. Há ainda verba que sobrou do ano passado e que pode ser usada agora em 2021”.