Apesar de ser mais atendida pelo Rincão, comunidade litorânea pertence à Araranguá

Rincão e Araranguá

Ontem (11), vereadores do Balneário Rincão estiveram na Câmara Municipal de Araranguá para discutir a desanexação de parte da Barra Velha, que pertence a Araranguá, para anexá-la ao Rincão. Atualmente, a Prefeitura do Rincão já arca com quase todas as despesas na comunidade, como abastecimento de água, infraestrutura e saúde.

A ideia inicial deste grupo de vereadores, que inclui o presidente do Legislativo de Araranguá, Diego Pires, e os vereadores Márcio Tubinho e Jorge Luiz Pereira, é a realizar uma Audiência Pública para ouvir o que a população local, com a presença também do Poder Executivo dos dois municípios, diz a respeito da mudança de município sede.

Segundo o presidente da Câmara de Balneário Rincão, Ademar Darolt (MDB), o interesse do município em transferir parte do território da localidade visa adequar a situação que já ocorre na prática. “Hoje quem fornece iluminação pública, serviço de água e esgoto e manutenção das vias é o nosso município, sendo que Araranguá apenas realiza a coleta de lixo e fornece parte da equipe de saúde da comunidade”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Araranguá, sugeriu uma audiência pública na comunidade para ouvir os moradores. “Quem mora lá são os principais interessados no assunto e precisamos escutar a opinião deles. Uma audiência pública certamente poderá facilitar a decisão dos gestores públicos municipais, até porque já diria um ditado popular que a voz do povo é a voz de Deus”, sugeriu Diego Pires.

Além de Darolt, estiveram na reunião os vereadores rinconenses Junior Venturini (MDB), Jucemar Vargas (MDB), Luiz Carlos Pinto (MDB), Airton Ferreira (MDB), Marlene Locks (Avante), Edmilson (PSD), Carlão da CP (PSD) e Jorge Da Luz estiveram na reunião.

Lagoa Mãe Luiza

No encontro, vereadores também se mostraram preocupados quanto a situação da Lagoa Mãe Luiza. “Esse é um manancial importante e que no futuro poderá colaborar com o abastecimento de água e quando falamos em ceder a localidade para o Rincão, precisamos estar atentos a todos os pontos”, disseram.

Pauta de indicações

Já na sessão de terça-feira (11) à noite na Câmara de Vereadores do Rincão, foram discutidos e aprovados assuntos referentes à infraestrutura e saúde do município. O vereador Juninho Venturini (MDB) solicitou ao prefeito municipal a limpeza no pátio da Igreja e no Salão Paroquial da Urussanga Velha, pois o mato está tomando conta do local, e também pediu atenção ao pagamento da gratificação dos funcionários da Secretaria de Saúde, que tiveram o PMAQ cancelado. Já o presidente da Casa, o vereador Ademar Darolt (MDB), solicitou a instalação de uma lombada de elevação na rua Urussanga Velha, na descida do areal, pois os veículos transitam pela via em alta velocidade, com riscos de acidente aos moradores locais.