Estado receberá mais 152,5 mil doses de vacina nesta quinta-feira

17

Ministério da Saúde entregará 79.750 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 72.800 da Sinovac/Butatan

Da Redação

O Ministério da Saúde entrega para Santa Catarina hoje (13) mais 152.550 doses de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Os imunizantes devem chegar a Florianópolis por volta de 15h40 e em seguida serem encaminhadas primeiro a Central Estadual de Rede de Frio, em São José. Depois, seguem para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina já na mesma noite e na sexta-feira.

Ao todo serão 79.750 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 72.800 da Sinovac/Butatan. A quantidade de doses por região ainda não foi divulgada. As vacinas seguem sendo usadas para primeira e segunda dose nos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde. 

Chamamento de idosos

Em Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando que os idosos acima de 60 anos que ainda não foram imunizados contra a Covid-19 se desloquem até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber a sua dose. O chamamento está sendo feito por meio de mensagens em massa via WhatsApp. Após o recebimento, o paciente pode agendar sua dose no site Minha Vacina (https://minhavacina.criciuma.sc.gov.br/). Criciúma possui aproximadamente 4 mil doses disponíveis, sendo que 1.170 idosos acima de 60 anos ainda não comparecerem para serem vacinados.

O envio começou a ser realizado na terça-feira (11) para 592 idosos, o restante recebeu o chamamento ontem (12). “Acreditamos com esse envio de mensagens em massa muitos irão até as unidades para receberem sua dose. Hoje, temos mais de 4 mil doses disponíveis para imunizar todos esses idosos. Queremos frisar que as vantagens de tomar a vacina são imensamente maiores do que os eventuais riscos que ainda não estão esclarecidos”, frisou o gerente em Saúde, Samuel Bucco.

Comorbidades acima de 50 anos

A Secretaria de Saúde de Criciúma também informou que está dando continuidade à 3ª fase de vacinação, em pessoas com comorbidades e condições que agravem a Covid-19, para pessoas acima de 50 anos, para as pessoas com síndrome de down acima de 18 anos, para pessoas em terapia renal (diálise) acima de 18 anos, para pessoas transplantadas (órgãos sólidos e medula óssea acima 18 anos, e para pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) acima de 18 anos.

Estes grupos devem se dirigir a unidade de saúde mais próxima após fazer o cadastro no Portal Minha Vacina, portando toda a documentação necessária, para realizar a imunização.

CoronaVac e a Pfizer em gestantes e puérperas com comorbidades

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC), em reunião realizada no início da tarde de ontem (12) com profissionais de diversas áreas da saúde, decidiu retomar a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades com as vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. A decisão segue orientação do Programa Nacional de Vacinação (PNI), do Ministério da Saúde. As orientações do estado para os municípios catarinenses estão na Nota Técnica 19 – DAPS/DIVE/DIVS/SUV/SES. Para as gestantes e puérperas sem comorbidades a imunização, com qualquer vacina contra a Covid-19, segue temporariamente suspensa.