Ele usou uma espada ninja para cometer o ataque na cidade de Saudades, a 70 quilômetros de Chapecó

Saudades

Um jovem de 18 anos, identificado como Fabiano Kipper Mai, invadiu uma creche na manhã de ontem (4) em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, e matou três crianças e duas professoras. Segundo a Polícia Civil, ele foi apreendido após o crime. Uma quinta pessoa também ficou ferida e teve de ser encaminhada ao Hospital de Chapecó. O estado dela é grave. Conforme o delegado Jerônimo Marçal Ferreira, de Pinhalzinho, outra criança teve ferimentos leves e não corre risco de morrer.

O agressor entrou na Escola Infantil Pró-Infância Aquarela armado com uma espada ninja e atacou primeiro, já na entrada, a professora Keli Adriane Anieceviski, de 30 anos. Ela teria então corrido para a sala onde estavam quatro crianças, todas menores de dois anos. Além deles, o suspeito atacou uma agente educativa, Mirla Renner, de 20 anos, que também foi a óbito.

A PM relatou que recebeu “diversos chamados” enquanto o jovem “golpeava alunos e professores”. O autor desferiu golpes também contra o próprio pescoço, além de abdome e tórax. Forças de segurança e de salvamento do Oeste, incluindo o helicóptero Arcanjo, foram mobilizadas para atender a ocorrência. O agressor foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital em Pinhalzinho.

Investigação

De acordo com Jeronimo Marçal Ferreira, o local foi isolado para perícia do Instituto Geral de Perícias (IGP). Os corpos das crianças e da professora ficaram na sala de aula onde ocorreu o crime até a chegada do Instituto Médico Legal (IML).

“O Fabiano Kipper Mai chegou de bicicleta na escola por volta das 10h, portando uma espada ninja. Cerca de 30 crianças estavam na escola no momento e ele invadiu uma sala de aula onde tinham quatro crianças, a professora e mais uma funcionária da escola”, contou o delegado.

As demais crianças e professoras conseguiram se trancar dentro das outras salas para se proteger do ataque. O jovem foi contido dentro da escola por vizinhos que ouviram os gritos. Foi quando ele tentou se matar.

“Ele foi contido dentro da escola e, naquele momento, tentou tirar a própria vida. Os eletrônicos da vítima passaram pela perícia para buscar a motivação desse crime. Ele não tinha ligação com as vítimas e também não tem histórico policial”, informou o delegado.

Na casa do suspeito, a polícia encontrou o computador que deverá ser analisado pela polícia, as embalagens das duas facas utilizadas no crime e cerca de R$ 11 mil em espécie. Conforme o relato dos pais à polícia, ele trabalhava e o valor estava sendo guardado. Os motivos, no entanto, não foram informados. “Ele trabalhava, não saía muito. Era um rapaz mais “quietão”, pontua o delegado.

Luto de três dias

A governadora Daniela Reinehr decretou luto oficial de três dias em Santa Catarina diante da tragédia na escola de educação infantil em Saudades. “Manifesto minha profunda tristeza e presto minha solidariedade a todos no município de Saudades. Nossas equipes de Segurança Pública estão na cidade atuando no atendimento à ocorrência e prestando todo o atendimento às vítimas e familiares”, disse Daniela em nota à imprensa.