Semana Moisés

A semana começa com a perspectiva de retorno do governador Carlos Moisés ao cargo já no fim de semana. Na sexta-feira (7), o Tribunal Especial do Impeachment se reunirá para analisar se Moisés tem responsabilidade na compra dos respiradores junto a Veigamed. É aquela história que você já conhece bem. Compra feita, pagamento antecipado, valor acima do mercado e equipamentos não entregues. Bom, o problema é que o Ministério Público Federal, Polícia Federal e o STJ já afirmaram que Moisés não teve qualquer responsabilidade sobre o cargo. Diante disso a tendência é que ele retorne ao comando do Governo no sábado. Retorna para concluir o mandato e tentar a reeleição. Sua volta também deve marcar a exoneração de todos os secretários anunciados e empossados por Daniela Reinehr. É a tendência, mas vamos aguardar.

Expectativa alta

A procura por presentes para o Dia das Mães movimenta as lojas em Santa Catarina – a data é a segunda mais importante para o comércio depois do Natal. Conforme a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC, a maioria dos consumidores costuma deixar a escolha para a última hora. E para atender quem deixa tudo para a última hora o comércio de Criciúma e Içara terão horário estendido na sexta e também no sábado. Na sexta-feira as lojas vão ficar abertas até as 20 horas e no sábado é dia de comércio aberto até as 17 horas. “Nossa expectativa é muito positiva. Essa é a grande data para o comércio após o Natal e acredito que vamos ter um resultado muito positivo”, destaca o presidente da CDL de Içara Paulo Brígido.

Cobrança

A existência de um cronograma para implantação da Lei 7876/2021 foi pauta de requerimento da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB). A lei trata sobre a inclusão, no Portal da Transparência do Município de Criciúma, de mais informações referentes à vacinação contra Covid-19. Giovana indagou sobre qual seria o cronograma, e caso não haja um, os motivos para tal.

Em busca de recursos

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara faz no sábado uma live especial. O foco, claro, é o Dia das Mães, mas além disso a entidade vai em busca de recursos para a Casa Rosa. A live será comandada pela dupla Neguinho e Emanuel. “Este ano a situação está ainda mais complicada. A luta por recursos se tornoun ainda mais dificil e estamos apostando nessa live para tentar ganhar um fôlego financeiro”, explica Cristina Pavei.

Expectativa

Mercado financeiro aposta em aumento da taxa Selic ainda este mês. Projeção é que a taxa seja elevada para 3,5% como medida para conter a inflação no Brasil.

Boa notícia

Ministro Marcelo Quieroga anunciou que o Governo Brasileiro está próximo de fechar um contrato com a Pfizer para fornecimento de vacinas para o Brasil. Projeção indica pelo menos 100 milhões de doses. Não ficou muito claro quando será a entrega, mas toda notícia de mais vacina é sempre motivo para a comemoração.

Pesquisa

TV Bandeirantes encomendou pesquisa ao Instituto Paraná para saber a intenção de votos para a eleição presidencial do ano que vem. Pesquisa foi feita apenas em São Paulo. Dados mostram a polarização entre Bolsonaro, que tem 32% e Lula, que surge com 23,7%. Quando Lula sai do cenário Bolsonaro até não cresce muito, vai aos 32,7%. A diferença é que Fernando Haddad soma apenas 14. Neste segundo cenário, Ciro cresce um pouco. O que chama atenção na pesquisa é fraquíssimo desempenho de João Dória. O governador de São Paulo, no seu Estado, não tem mais de 6%.