Bons números

Em tempos onde a pandemia domina a pauta, falar de bons números é sempre empolgante. Os dados divulgados pelo Caged mostram que a economia da Amrec, mesmo com toda a insegurança provocada pelo coronavírus, está tendo um início de ano promissor. Os dados são do primeiro trimestre e foram fechados com a divulgação dos números do mês de março. Eles mostram que de janeiro a março foram 4.573 novas vagas de emprego com carteira assinada adicionadas pelos 12 municípios que compõem a região, representando um aumento de 67,75% na comparação com o mesmo período de 2020. Claro que você pode afirmar que 2020 foi um ano terrível e que qualquer comparação com o ano passado é injusta. Até há um pouco de verdade nisso, mas é preciso lembrar que até março do ano passado o Brasil ainda não havia sido afetado pela pandemia. Ou seja, são realmente números para serem celebrados. Por seu tamanho Criciúma é a cidade que mais tem contribuído para esse saldo. Foram 2.194 criadas em 90 dias.

As outras cidades

No acumulado do ano, Içara tem saldo positivo de 662 empregos. Segunda maior cidade da Amrec, a capital do mel segue bem na foto mantendo o ritmo de crescimento de anos anteriores. Morro da Fumaça surpreende e surge com 353 vagas criadas. Na sequência aparecem Forquilhinha, de 279; Nova Veneza, de 227; Urussanga, de 238; Orleans, de 185; Siderópolis, de 163; Cocal do Sul, de 128; Balneário Rincão, de 90; Lauro Müller, de 43; e Treviso, de 11.

Em março

No mês passado 11 dos 12 municípios tiveram mais contratações que demissões, resultando em saldo positivo de 1.604 empregos no período. Com 944 vagas adicionadas, Criciúma encabeça a lista. Já Siderópolis obteve o pior desempenho, fechando 16 postos de trabalho com carteira assinada no mês passado.

Ministro em Criciúma

Ministro Marcos Pontes virá a Criciúma na próxima semana. Segundo o deputado Daniel Freitas vem para falar de inovação. Marcos Pontes é um dos ministros mais acessíveis do atual governo e virá a cidade pela segunda vez. Tomara que sua passagem traga, de fato, algo prático para a cidade e não seja apenas mais uma visitinha.

Emprego

O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias: uma que reedita o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e outra que abre crédito extraordinário de R$ 9,98 bilhões para o programa. De acordo com o governo, esse recurso não afeta a meta de resultado primário nem o teto de gastos. A medida flexibiliza a legislação trabalhista e autoriza que, nos próximos 4 meses, os empresários adiem o recolhimento do FGTS, concedam férias coletivas e antecipem férias ou feriados.

Consumidor

Deputado Rodrigo Minotto encaminhou pedido na Assembleia Legislativa do Estado para que a casa insira um link em sua página na internet do site consumidor.gov.br. Segundo o parlamentar a medida vai permitir que os catarinenses que não tem Procon em sua cidade possam registrar suas queixas em uma plataforma linkada ao Ministério da Justiça.

Obra pronta

A Cooperaliança concluiu a construção do novo alimentador que liga o bairro Boa Vista até a BR-101, em Içara. O investimento, no valor de aproximadamente 300 mil reais, contempla a reforma de quatro quilômetros de rede elétrica. Foram 20 dias de trabalho com a rede energizada utilizando a equipe Linha Viva e dois desligamentos programados para troca de condutores.