A hora do comércio

O crescimento no número de casos de coronavírus em março e em abril fez a economia do Brasil voltar a dar sinais de retração. Isso também fez com que a confiança dos empresários da indústria e do comércio voltasse a registrar queda. É gente que tem medo de investir porque não tem confiança, não tem segurança. Mas o comércio pode já em maio mudar este cenário. É pelo menos a aposta que vem sendo feita por aqueles que vivem o dia a dia do setor. Melhor data para os lojista depois do Natal o Dia das Mães deve ser o responsável por essa reação. “As pessoas vão dar presentes para as mães, para as esposas, para as sogras e vão acabar também comprando algo que estejam precisando. Apostamos nisso e acreditamos que o Dia das Mães de 2021 vai superar em muito o do ano passado. Pode ser a arrancada para terminarmos um grande ano”, argumenta o presidente da CDL de Içara, Paulo Brígido. Outro fator que tem empolgado os lojistas é a projeção de frio mais intenso. Quando ele aparece sempre acaba aquecendo o bolso dos lojistas. Comércio aquecido, vendendo bem é sinal de indústria produzindo mais e de economia reagindo. Tomara que tudo isso se confirme e se tenha em breve dados mais animadores para divulgar.

Ficou na intenção

Prefeitos de Santa Catarina e de cidades Brasil afora se refestelaram com a possibilidade de comprar do laboratório russo Gamaleia as doses da Sputnik V necessárias para acelerar o processo de vacinação. Assinaram protocolo de intenções e ficaram na esperança do sinal verde da Anvisa. Mas os técnicos entenderam que não há segurança para compra das doses. Uma pena, afinal seria um atalho importante para voltarmos o mais breve possível a nossa tal normalidade.

Vai dar certo

Integrantes do comitê formado para tratar da manutenção do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda estão confiantes de que a usina e o setor carbonífero vão seguir ativos. É preciso lembrar que essa não é a primeira ameaça que o setor enfrenta e supera. Além disso, o Brasil precisa retomar sua economia e para isso precisa de energia e o setor carbonífero é sim importante. Claro que muita gente não concorda com a manutenção do setor por questões ambientais, mas é sim possível explorar essa riqueza e respeitar o meio ambiente minimizando os impactos.

Dos dois lados

O sábado do trabalhador, Feriado Nacional, será de manifestações em Criciúma. Tem ato sendo programado contra o Governo Bolsonaro. Tem também ato sendo preparado em defesa do atual presidente. Todos tem direito de defender suas ideias e se manifestar. Só espero que os atos sejam ordeiros.

No comando

Vereadora Geovana Benedet assumiu parte dos trabalhos ontem na Câmara de Vereadores e comandou a sessão na ausência do presidente Arleu da Silveira. Foram por poucos minutos, mas serviu para ela ter um gostinho da função. Geovana é vereadora de segundo mandato e da base do governo.

Incluídas

O Ministério da Saúde incluiu as grávidas no grupo prioritário para a imunização contra o coronavírus. A vacinação delas vai iniciar no dia 13 de maio. Além das grávidas as puérperas, aquelas que estão na famosa quarentena, também vão receber as doses. Objetivo é tentar reduzir o nome de casos graves e mortes envolvendo gestantes como os já registrados na região carbonífera.

Liberou

Governo de Criciúma revogou o decreto que limitava a presença de quatro pessoas por mesa nos restaurantes em Criciúma. O decreto também previa a interdição de estabelecimento comercial que fosse flagrado como reincidente no descumprimento das medidas sanitárias. O governo garante que mesmo com a flexibilização do decreto a fiscalização vai seguir para garantir o cumprimento das normas do decreto estadual.

Investigada

Prefeita de Lauro Müller, Saionara Correa de Carvalho Bora, está sendo investigada por suposta incompatibilidade de funções. Segundo a promotora Larissa Zomer Loli, ela estaria mantendo as funções de prefeita e médica credenciada do Detran. A informação foi divulgada pelo portal Sulinfoco. “Especialmente porque todos os dias, no período vespertino, a agente política não se encontra na Prefeitura diante de conflito de horários entre as atividades exercidas, consoante informação prestada por sua assessora via aplicativo de mensagem”, afirma a promotora.

Parque e cemitério

Câmara de Criciúma aprovou compra de terreno pelo município de Criciúma para a construção de um parque e a ampliação do cemitério da comunidade de Santa Luzia. Vereador Salésio Lima fez questão de elogiar o prefeito Clésio Salvaro pela ação. “Prefeito é visionário. Vamos garantir para a nossa comunidade uma obra importante e que vai assegurar qualidade de vida para a grande Santa Luzia”, celebrou.

Mas

E sempre há um “mas”. Tem quem não concorde. Morador da Grande Santa Luzia fez questão de mandar mensagem ontem para a Massa FM e questionar a necessidade de um parque neste momento. Segundo ele, prioridade neste momento é assegurar atendimento em saúde e suporte para as famílias carentes da cidade. Não discordo da posição do morador, mas é possível sim e necessário que se invista nas duas bandeiras.