Matambre ensopado do Edu Blissari    

Chef PV Show vai até o Restaurante dos Pampas e aprende com Eduardo Blissari a receita de um matambre ensopado

Quem já comeu o churrasco da costela de boi, com certeza já ouviu falar do matambre. Ele é um pedaço de carne que cobre parte da costela. Quando o assado é grande e feito na churrasqueira, ele tem textura completamente diferente da carne. Se for mau feito, resseca e fica praticamente impossível de comer. Para alguns, ele é inclusive uma proteção para a carne da costela. Mas como assim. Desperdiçar uma carne, queimando-a para que proteja outra? Nada disso. O que protege a carne é assá-la com carinho e dominar a brasa.

Que tal tirarmos o matambre da peça. É nesse momento que tudo ganha vida. O matambre pode ser assado, grelhado e até mesmo cozinho. Pode inclusive misturar esses procedimentos na obtenção de um sabor incrível.

Foi pensando em mostrar uma forma diferente de preparo que o Chef Pv Show foi até o Restaurante dos Pampas, em Içara e aprendeu com o Eduardo a receita do matambre ensopado.

Ingredientes: 1 peça de matambre, 300ml de vinho tinto seco, 300ml de vinho branco seco, 2 cebolas, 1 cenoura, 1/2 pimentão, 2 batatas, 2 tomates, sal a gosto e pimenta branca a gosto.

Modo de preparo: Corte o matambre em porções e tempere-o com sal e pimenta a gosto. Depois, em um recipiente, entre com 300ml de vinho tinto seco, com 2 cebolas, 1 cenoura, 1/2 pimentão, 2 batatas, 2 tomates, todos picados e misture os ingredientes. Deixe marinando na geladeira por, pelo menos, 3 horas. Agora, retire as carnes da preparação e leve a uma frigideira. Doure os dois lados da peça e devolva para a bandeja. Feche ela com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido em 180º por em média, 1 hora. Depois disso, separe novamente a carne dos legumes e pique em pedaços de mesmo tamanho. Em um liquidificador, entre com 300ml de vinho branco seco, os legumes e também o caldo da carne que sobrou na forma. Bata tudo e leve a uma panela o caldo obtido e também os pedaços de matambre. Misture ambos e sirva. Fica incrível.

Se você quiser degustar esse matambre, ele está a sua disposição no restaurante Dos Pampas. Todavia, se quiser fazer a receita em casa, acesse o nosso QR Code e confira o passo a passo em vídeo. E se você quiser enviar a sua receita pra gente, escreva para pvdalpont@gmail.com e nos conte da sua especialidade.