Casan explica falta de água no fim de semana

87

Rompimento de adutora vem causando desabastecimento em algumas regiões de Içara e Criciúma

Içara e Criciúma

Bairros de Içara e Criciúma ficaram sem abastecimento de água desde a tarde da última quinta-feira (11). O desabastecimento foi causado devido ao rompimento de uma adutora em Nova Veneza que traz a água da Barragem do Rio São Bento ao sistema integrado dos municípios. Segundo a Casan, o problema foi corrigido ainda na madrugada de sexta-feira, mas algumas regiões continuaram sem água até domingo.

“Demorou cerca de 12 horas até normalizarem a adutora e a estação voltar a tratar, então os bairros começaram a sofrer. Então esse fim de semana ficou bastante prejudicado por causa disso, porque sabemos que quando há um desabastecimento muito alto, os transientes hidráulicos que existem na rede fazem com que mais rede sofram esse rompimento”, informou o superintendente regional Serra Sul da Casan, Gilberto Benedet Junior.

Segundo Gilberto, os rompimentos pontuais podem ter ocorrido por conta da pressão alta ou até mesmo negativa. Ontem (15), engenheiros da Casan iniciaram um estudo sobre o que houve nessa interrupção de abastecimento para que sejam instaladas válvulas de controle que impeçam que o desabastecimento volte a ocorrer.

A interrupção afetou Cristo Rei, Centro, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Jaqueline, Liri, Nossa Senhora de Fátima, Raichaski, Jardim Silvana, Tereza Cristina, Vila São José, Presidente Vargas, Demboski e Ponta Do Mato. Em Criciúma, os bairros afetados foram Jardim Angélica, Pinheirinho, São Luiz, Recanto Verde, Michel e Comerciário. Ontem, somente a região da Grande Próspera ainda estava com problemas de abastecimento.

Outros problemas no mesmo fim de semana

Em Esplanada, Linha Pasqualine e Ronco D´água, a interrupção foi uma consequência da limpeza da reservação em Morro da Fumaça. Já nos bairros São Rafael, Poço Oito, Poço Três, Aurora, Barracão, Rio Dos Anjos, Jardim América, Vila Nova, Vila Alvorada, Sanga Funda, Coqueiros, Boa Vista e Lombas Pedreiras o rompimento de válvula da adutora que distribui água da estação de tratamento de Balneário Rincão também afetou o serviço. Neste caso, a normalização ocorreu durante o dia de ontem.