Afirmação é do secretário Estadual de Saúde, que mantém o aviso que estamos passando por um momento crítico

Da Redação

A Cepa P1 do novo coronavírus, chamada de variante brasileira, traz, segundo os especialistas, uma carga viral 10 vezes maior do que o vírus comum. Este dado é muito ruim, e pior ainda é a informação que o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, trouxe ontem (9): “Santa Catarina é o epicentro da nova variante da Covid-19 no sul do Brasil”.

O Estado, segundo Motta Ribeiro, vive atualmente o seu pior momento da pandemia, com um grande aumento no número de mortes e internados que resultou no colapso do sistema público de saúde. Há duas semanas ele já falava em colapso em SC.

“Estamos em um momento muito ruim, o pior momento de enfrentamento da pandemia, uma doença que mudou e está mais grave, mais virulenta, atinge mais pessoas. Alguns estados brasileiros que há pouco tempo ainda tinham vagas ou taxas de ocupação de UTI razoáveis colapsaram também. Santa Catarina é o epicentro da nova cepa brasileira, a P1, na região sul”, destacou o secretário.

Segundo pesquisas preliminares sobre a nova variante, o índice de contaminação e, ao mesmo tempo, da carga viral, da P1 é 70 vezes mais veloz. Ou seja, quem se contamina tem pelo menos 10 vezes a carga viral no aparelho respiratório e assim está expelindo muito mais partículas com o vírus que o normal do novo coronavírus, que já é alta.

SC já tem fila de espera

Com 100% dos leitos de UTI ocupados em todas as regiões do estado e quase 400 pessoas na fila por uma vaga, Santa Catarina deverá contar com novas medidas restritivas em breve. O último decreto publicado pelo Governo do Estado termina hoje (10), e uma reunião entre o governador Carlos Moisés e outras autoridades estaduais deverá definir quais serão as próximas ações aplicadas em SC.