Josianne da Silva Lopes, de 17 anos, defende o Avaí-Kindermann ao lado da goleira Bárbara da Seleção Brasileira

Criciúma

Josianne da Silva Lopes, natural de Jaraguá do Sul, aos 17 anos, está disputando a Taça Libertadores da América. A goleira é contratada por Criciúma e já defendeu o time do Avaí-Kindermann no Campeonato Brasileiro Sub-18 neste ano. Por ter feito uma boa temporada, a equipe a chamou de volta por empréstimo para a disputa internacional.

Josi, como é conhecida, é um prodígio porque não é fácil alcançar esse patamar aos 17 anos. Há menos de dois anos, defendendo a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a goleira sofreu uma lesão no ligamento cruzado e ficou um bom período afastada dos gramados.

A força de vontade e superação credenciaram a atleta a realizar um de seus principais sonhos, que é disputar uma grande competição e estar ao lado da goleira da Seleção Brasileira, Bárbara. “É um sentimento gratificante, está sendo uma experiência incrível para mim estar aqui ao lado dela (Bárbara), pela experiência que ela tem e por estar jogando uma Libertadores ao lado dela, que antes só via pela TV. Só tenho de agradecer por esse momento maravilhoso que estou vivendo”, destaca Josi.

A goleira de Criciúma almeja voos ainda maiores no mundo da bola. “Um dos meus maiores sonhos é ser convocada para a Seleção. Espero estar vivendo desse esporte incrível que amo, de muitos títulos e aprendizados que nos proporciona”, comenta.

A equipe do Avaí-Kindermann está no grupo B da Taça Libertadores da América Feminina, ao lado de Deportivo Trópico, da Bolívia, Boca Júniors, da Argentina, e o Santiago Morning, do Chile. Ao todo são 16 times na competição, sendo dois classificados de cada chave para às quartas de finais, após disputa de turno único, com todos se enfrentando dentro da chave.