Reunião entre autoridades das três microrregiões do Sul de Santa Catarina decidem rumos do trancamento após definição estadual

Da Redação

Uma reunião virtual ontem (8) entre os prefeitos de Criciúma, Tubarão e Araranguá e os presidentes da Amrec, Amesc e Amurel definiu não decidir por um lockdown regional até que o governador tome alguma decisão nesta quarta-feira, último dia de validade do decreto estadual que endureceu as medidas restritivas em Santa Catarina.

Apesar de não decidir, a expectativa é de um lockdown de sete dias, pelo menos na macrorregião Sul do estado, conforme já definido pela Amurel. Os representantes da Amrec e da Amesc devem se reunir na quinta-feira (11) para determinar ou não o fechamento geral das cidades.

Uma nota divulgada pela Amrec diz que o entendimento é que não adianta o Sul tomar medidas mais restritivas, a exemplo de Lages e São Joaquim, na Serra, que fecharam os serviços não essenciais durante a semana, se o resto do Estado não determinar junto. A justificativa é de que a regulação de leitos é responsabilidade estadual.

A intenção dos prefeitos é tomar uma decisão em conjunto para evitar a circulação de pessoas. A expectativa do presidente da Amrec, prefeito de Orleans, Jorge Koch, é definir o lockdown na quinta-feira. “Tivemos conversas e discussões. Cada um tem uma ideia e proposta, nós decidimos esperar na quarta-feira o novo decreto do governador. Vencem os 15 dias do que está vigorando e vamos aguardar que o decreto seja mais restritivo ou até um semi-lockdown”, disse.

Já os prefeitos da Amurel definiram no domingo (7) por decretar um lockdown de sete dias e tentaram convencer os mandatários das cidades da Amrec e a Amesc a seguir a decisão. “Nossa vida continua normalmente até a quinta-feira, com todos os cuidados. É dessa maneira que vamos conversar para tomar uma decisão só. A que está em pauta é lockdown de sete dias a partir de quinta ou sexta”, afirmou Koch.