Série histórica mostra agravamento na ocupação de UTIs no SUS

22

Boletins da Fiocruz indicam 19 estados em zona de alerta crítica

Agência Brasil

Com 19 estados na zona de alerta crítica para a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) destinados a pacientes com Covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) vive o momento de maior lotação desde o início da pandemia, mostra a série histórica de mapas divulgada quinta-feira (4) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Santa Catarina, com 99% de ocupação, é o pior no ranking atual.

O estudo reúne os mapas publicados em 17 boletins do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgados desde 17 de julho do ano passado.

“Como podemos observar na sequência de 17 mapas abaixo, mesmo no período entre a segunda metade de julho e o mês de agosto, quando foram registrados os maiores números de casos e óbitos, não tivemos um cenário como o atual, com a maioria dos estados e o Distrito Federal na zona de alerta crítica”, analisa a fundação.

A situação de um estado é considerada de alerta crítico quando a ocupação das UTIs atinge 80% das vagas disponíveis para adultos no SUS.

Os mapas mostram que o Amazonas está com as unidades de terapia intensiva em situação crítica de forma duradoura: à exceção do boletim de 7 de dezembro, as UTIs amazonenses apresentaram mais de 80% de ocupação em todas as análises desde 9 de novembro, somando oito vezes.

O estado de Goiás foi o que mais apareceu na zona de alerta crítica, ocupando essa posição em nove dos 17 mapas, incluindo os últimos três.

Pernambuco é o estado na zona de alerta crítica há mais tempo de forma ininterrupta, já que foi classificado dessa forma em 7 de dezembro e se mantém com ocupação acima de 80% há sete boletins seguidos. Rondônia e Paraná entraram na zona de alerta crítica em 18 de janeiro, e permaneceram nela até a última análise, de 1 de março.

No último boletim da Fiocruz, somavam mais de 80% de ocupação nas UTIs: Acre (92%), Amazonas (92%), Bahia (83%), Ceará (93%), Distrito Federal (91%), Goiás (95%) Maranhão (86%), Mato Grosso (89%), Mato Grosso do Sul (88%), Pará ( 82%), Paraná (92%), Pernambuco (93%), Piauí (80%), Rio Grande do Norte (91%), Rio Grande do Sul (88%), Rondônia (97%), Roraima (82%), Santa Catarina (99%) e Tocantins (86%).

Fila de espera em Içara para a UTI

Com 100% de ocupação nos leitos de terapia intensiva dedicados ao tratamento de Covid-19 ou suspeita, a região carbonífera começa a ter uma fila crescente de espera por vagas em UTI. O último boletim estadual apontava 217 solicitações de transferências realizadas pelas unidades hospitalares de Santa Catarina, das quais, 16 eram da região, uma delas do Hospital São Donato. Mas agora, a unidade já possui dois pacientes de Içara no salão de emergência à espera de leito intensivo de Covid-19, segundo apurou a jornalista Andréia Limas, divulgando a informação primeiro no Canal Içara.

“Nós já tivemos pacientes esperando por vaga em UTI-Covid antes, mas a diferença é de que agora a espera é muito maior. Como todos sabem, não há vagas no estado e pacientes estão sendo transferidos para o Espírito Santo”, comentou o diretor-administrativo do HSD, Júlio César De Luca.

Ao todo, o hospital içarense tem atualmente 24 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita. Há 10 pacientes na UTI-Covid (100% da capacidade), todos com casos confirmados, além de 12 na clínica (33,33%), dos quais, 10 casos confirmados e dois suspeitos.