Vacinas foram ontem mesmo distribuídas para as regionais. Algumas recebem hoje

Da Redação

Santa Catarina recebeu mais 91,2 mil mil doses da vacina contra a Covid-19 na manhã de ontem (3). O voo com o lote da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou ao aeroporto de Florianópolis por volta das 8h. Na sequência, os imunizantes foram encaminhados ao almoxarifado da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, na Grande Florianópolis.

A distribuição das vacinas às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) ocorreu ainda ontem, mas será concluída hoje (4). Todas as doses foram enviadas de forma proporcional e igualitária, de acordo com a população estimada dos grupos prioritários de cada município.

Das 91,2 mil doses, metade (45,6mil) será distribuída aos municípios, para dar continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde e idosos com idade entre 80 e 84 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS). O restante ficará armazenado para garantir a aplicação da Dose 2 (D2) na população desses grupos, em um intervalo de duas a quatro semanas. “A distribuição ocorrerá de forma rápida para todo o Estado e com todos os cuidados necessários. A vacinação é muito importante, entretanto, manter as regras sanitárias é fundamental. O vírus continua entre nós”, salientou João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive-SC.

Cronograma de distribuição às UDVES

Ontem (3): Joinville, Grande Florianópolis, Tubarão, Araranguá, Criciúma, Blumenau, Itajaí.

Hoje (4): Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Lages, Rio do Sul, Joaçaba, Videira, Jaraguá do Sul, Mafra.

Vacinação em SC

Santa Catarina aplicou um total de 238.766 doses (D1 + D2) da vacina contra o novo coronavírus na população dos grupos prioritários desde o início da vacinação no estado, no dia 18 de janeiro. Deste total, 180.199 correspondem à Dose 1 (D1) e 58.567 à Dose 2 (D2). Os dados foram divulgados nesta segunda (1º), no Balanço Parcial de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, elaborado pela Dive com informações fornecidas pelos municípios catarinenses.