Cresce o número de acidentes envolvendo motociclistas

28

Levantamento mostra que mais de 180 mil pessoas serão indenizadas por acidentes com motocicletas ocorridos em 2020

Da Redação

O ano de 2020 registrou, novamente, um crescimento no número de acidentes envolvendo motociclistas. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no Brasil no ano passado são homens e 90% dos acidentes envolveram motociclistas.

Além disso, 70% das vítimas são jovens entre 18 e 34 anos, sendo que a metade delas, tanto de óbitos quanto de lesões permanentes, têm entre 25 e 44 anos. Em resumo, os que mais têm probabilidades de morrer em um acidente de trânsito no Brasil são os homens jovens, condutores de motocicletas.

No Distrito Federal, a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação mantém levantamento sobre o atendimento às vítimas de trânsito em suas unidades. Segundo a entidade, os acidentes de trânsito foram responsáveis por 47,7% do total de internações por Causas Externas na Rede Sarah, sendo que os condutores de motocicletas representam 57,1% das pessoas atendidas. Na caracterização dos pacientes, entre os analisados, em sua maioria, estão os jovens e adultos jovens, homens (74,8%), solteiros (65,5%) e residentes em área urbana (75,4%). O predomínio do sexo masculino entre as vítimas de acidentes de trânsito é um traço característico: na faixa etária de 20 a 29 anos observou-se a proporção de quatro homens para cada mulher.

A maior parte dos entrevistados pelo Sarah (73%) atribuiu o acidente sofrido a comportamentos e atitudes humanas, isto é, responsabilizou-se majoritariamente o condutor do veículo em que se encontrava o paciente, ou a si mesmo (quando o paciente era condutor ou pedestre), ou ainda o condutor de outro veículo envolvido no acidente. Apenas 17,6% das respostas indicaram algum aspecto da via como causa do acidente, e um número ainda menor (5%) citou problemas de deficiência mecânica do veículo (como estouro de pneus, perda de freios etc.).

Indenizações

O crescimento no número de acidentes envolvendo motociclistas gera indenizações. Um estudo da Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT em 2020, mostra que mais de 180 mil pessoas serão indenizadas por acidentes com motocicletas ocorridos no ano passado (79% do total). Na média por 100 mil habitantes, das 14 mortes registradas por ano, sete são causadas por esse veículo.

O diretor e especialista em trânsito Luiz Gustavo Campos lembra que o Código de Trânsito Brasileiro prevê que veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e que, todos juntos, devem zelar pela segurança dos pedestres. Porém, sem a conscientização do papel de cada um, a lei é inócua. “Estatisticamente vemos um número bastante expressivo de acidentes envolvendo motocicletas, que podem ser reduzidos, assim como praticamente 100% dos sinistros, com conscientização e comportamento seguro. O essencial, sempre, é que cada cidadão se compreenda como protagonista nas ruas e estradas, e vise o bem maior de todos, que é proteger a vida”, explica.

Motociclista morre em acidente no Morro da Fumaça

Num acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta Titan, placa de Morro da Fumaça, o condutor, um senhor não identificado pela polícia, morreu. No acidente, envolveu-se também um ônibus escolar, com placas de Jaguaruna, conduzido por um senhor de 67 anos.

A ocorrência foi atendida pelo Samu. Segundo os socorristas, o condutor da motocicleta Titan encontrava-se em decúbito ventral sobre a via pública, com ausência de sinais vitais, apresentando traumatismo cerebral e escoriações generalizadas pelo corpo.

Foram feitos mesmo assim os procedimentos de atendimento pré-hospitalar.