Terapia com própolis pode diminuir quadros infecciosos

51

Trabalho publicado na plataforma MedRxiv, no dia 9 de janeiro deste ano, ainda não foi revisado por outros pesquisadores ou publicado em algum periódico científico

Da Redação

O uso de própolis no tratamento de pacientes com Covid-19 pode reduzir o tempo de internação, segundo um estudo realizado em parceria entre a Apis Flora, empresa brasileira do segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais, o Idor (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino) e o Hospital São Rafael, de Salvador. No entanto, o trabalho publicado na plataforma MedRxiv, no dia 9 de janeiro deste ano, ainda não foi revisado por outros pesquisadores ou publicado em algum periódico científico.

O própolis é um dos produtos derivados da apicultura usados como tratamento alternativo na rede de saúde pública do Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A apiterapia, ou seja, terapia com produtos das abelhas, incluída em 2018 nas Práticas Integrativas e Complementares autorizadas pelo Ministério da Saúde, pode também ser uma oportunidade de negócio para os 9,8 mil apicultores catarinenses, pois é possível agregar valor à atividade produzindo mel e própolis na mesma colmeia.

Esse produto é elaborado pelas abelhas a partir das resinas das árvores e é utilizado por esses pequenos insetos para proteção das crias e para manter a colmeia livre de bactérias, vírus, fungos e parasitas. Conforme Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o própolis é composto basicamente por resinas, produtos balsâmicos, cera, óleos essenciais, pólen e microelementos. “Já foram identificados mais de 200 componentes ativos na própolis. A composição química e a quantidade produzida dependem da fonte vegetal que é coletada”, explica o chefe da divisão de estudos apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux Cunha.

Segundo a médica especialista em saúde da família, Dinorah Boada Bilhalva o própolis serve como um aliado para ajudar na prevenção e, no caso de doenças, para ajudar na cura, pois é um produto que melhora a imunidade, ou seja, a resistência frente aos diferentes patógenos.  De acordo com a médica, os componentes do própolis contêm propriedades antivirais, antitumorais, antibióticas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antissépticas e cicatrizantes, e são ainda capazes de combater artrites e diminuir o estresse. “Já foram comprovados resultados com o uso de própolis em doenças respiratórias e da pele, no tratamento de patologias do sistema digestivo e na odontologia, impedindo a formação de cáries, por exemplo”, afirma Dinorah.

O consumo do própolis ajuda a melhorar a imunidade, ou seja, a resistência do organismo frente aos diferentes patógenos. Em tempos de pandemia do Coronavírus, a recomendação de Dinorah é fortalecer o corpo com boa alimentação, exercícios físicos e medidas de higiene adequadas, que não só servem para esse momento, como para todo tipo de patologias.