Trânsito em debate

Em virtude da possibilidade de novas mudanças no trânsito da área central de Içara, o vereador Jairinho (PSD) solicitou uma reunião com as entidades organizadas e o Poder Executivo. O encontro está agendado para o auditório da Cooperaliança nesta quinta-feira. “A partir das 18he30min vamos discutir esse assunto com a comunidade. Há sim ajustes a serem feitos, mas a reversão completa não faz sentido, há mudanças que estão funcionando bem”, defende o parlamentar. Durante entrevista à Massa FM, chamou atenção a postura ponderada do vereador. Deixou claro que não o objetivo dele e dos demais vereadores é entender a proposta do Governo, entender como foi feita a pesquisa. “Tem mudanças muito positivas, essas vamos trabalhar para que se mantenham, mas de fato algumas mexidas não deram certo e podem sim ser revistas. Também queremos discutir as alterações feitas no Conselho de Trânsito. Objetivo é debater e encontrar um bom caminho para a cidade”.

Ficou para sexta

Posse do deputado Luiz Fernando Cardoso como Secretário de Estado da Educação ficou para a próxima sexta-feira. Informação atualizada para a coluna pelo próprio parlamentar.

Iluminação

Enquanto contesta judicialmente o contrato de Parceria Público Privada para a iluminação pública, assinado pelo governo passado, a atual administração de Içara busca alternativas para manter a cidade iluminada. O município assinou um contrato emergencial para que nos próximos 30 dias a iluminação da cidade continue sendo prestada pela Cooperaliança.

Manutenção

Segundo o presidente da Cooperativa, Reginaldo de Jesus, o Dede, o contrato tem prazo de 30 dias. “Mas ele pode ser prorrogado por mais 30”, explica. Segundo Dede, tão logo o contrato seja assinado, as equipes da cooperativa devem fazer a manutenção de todos os pontos. “Vamos fazer um trabalho diferenciado porque ficou um período sem atenção. Vamos fazer uma operação para recuperar onde há problema e garantir que a comunidade tenha um serviço de qualidade e a cidade iluminada”, adianta.

Muita água

Criciúma voltou a enfrentar problemas com alagamentos nesta quarta-feira. Há que se reconhecer duas coisas. Primeiro foi chuva demais em pouco tempo. Não há sistema que dê conta. Segundo, claro é preciso que se melhore a manutenção e a limpeza das bocas de lobo, mas principalmente há que se ter por parte da população um pouco mais de cuidado. É muito lixo jogado de qualquer jeito em toda a cidade.

IPTU

Termina na próxima quarta-feira o prazo para o pagamento do IPTU em conta única em Içara. Informação do secretário de Administração e Finanças Márcio Folis. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que para quem não possui dívidas com o fisco municipal o desconto para o pagamento a vista é 10%. O tributo também pode ser parcelado em até cinco vezes. Durante a entrevista, Folis lembrou que 50% de tudo que for arrecadado com o IPTU vai para o Hospital São Donato. Ele também destacou o prazo criado pela Gestão de Dalvânia Cardoso para os pedidos de isenção. “E vale lembrar também que até o final do ano os contribuintes que estão em dívida com o município podem aderir ao nosso Refis, aprovado recentemente na Câmara e que assegurar mais de 90% de descontos em juros e multas”.

Revitalizando

Rodovia Luiz Rosso vai ter a camada asfáltica revisada a partir da próxima semana. Informação do secretário de Infraestrutura Tita Beloli. “Município adquiriu uma fresa que será usada nesta obra. A rodovia importante e que precisava dessa ação. Vamos fazer em todo o trajeto da BR-101 ao bairro São Luiz” explica. Em paralelo a recuperação da Luiz Rosso, o secretário destaca o acompanhamento da liberação de recursos para a Alexandre Beloli. “Que já está assegurada e vem através de emenda parlamentar”, explica.

Revogada

Assembleia Legislativa revogou mais uma vez a prisão domiciliar do deputado Júlio Garcia. Expectativa é que nos próximos dias o parlamentar volte a se manifestar sobre as acusações que vem sofrendo.

Prestando contas

Presidente da Cermoful, Rudi Recco, reuniu a imprensa ontem para prestar contas da atual gestão. Mostrou em números a eficiência da equipe técnica da cooperativa. Ao longo dos últimos quatro anos, a Cermoful zerou uma dívida de mais de 20 milhões, distribuiu mais de 1,3 milhão de sobras para os associados, criou programas sociais e ainda fechou o último ano com mais de 9 milhões em caixa. Ao lado de uma pesquisa que mostra 92% de aprovação, estes números são os argumentos que Rudi pretende usar na campanha. A Cermoful deve ter eleição no final de março e Rudi pretende disputar a condição de presidente. “Os números não mentem. Montamos uma equipe técnica, bem preparada e isso deu resultado”, afirma Recco.