Santa Catarina busca selo de Indicação de Procedência para vinhos

22

Por enquanto, o selo valeria apenas para os vinhos de uva de altitude, como os feitos na serra catarinense

Da Redação

O Governo do Estado, produtores rurais, empresas públicas parceiras e iniciativa privada trabalham juntos para obter a Indicação de Procedência (IP) dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina. O selo fortalece e consolida a qualidade diferenciada dos produtos, tornando-os conhecidos dentro e fora do Brasil, além de alavancar os negócios do setor.

Para a Indicação, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria técnica com a Embrapa, UFSC e Sebrae, desenvolveu os estudos técnicos para subsidiar a delimitação da área geográfica da IP. A Vinhos de Altitude – Produtores e Associados, associação requerente da indicação geográfica, referendou a área que representa 23,2% do território do Estado, onde a altitude majoritariamente é superior a 900 metros. Essa área abrange 32 municípios de Santa Catarina.

A pesquisadora da Epagri, Cristina Pandolfo, explicou que a Empresa fez estudos de caracterização da região, como solos, clima e uso e cobertura da terra. Os técnicos ainda foram responsáveis pela atualização do cadastro dos produtores e vinhedos de altitude no estado. Também foi caracterizada a cadeia produtiva, por meio da análise das estruturas e sistemas de produção, gestão, mercado e indicadores econômicos. A equipe analisou os vinhos da região, descrevendo aspectos físico-químicos e sensoriais que representam a qualidade da bebida de Santa Catarina.

“A solicitação de registro da IP junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) já foi feita, e o processo está em trâmite. Esperamos que, no mais tardar, em 2022, o registro seja confirmado. Com a Indicação Geográfica, os produtores poderão utilizar um selo de qualidade em seus produtos, que dará aos consumidores a garantia de comprar um produto diferenciado e incrementar o enoturismo gastronômico na região”, afirmou Cristina.

Passos para o registro

A Epagri, em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, UFSC e Sebrae, lançou neste ano o livro “Vinhos de Altitude de Santa Catarina: caracterização da região produtora, indicadores e instrumentos para proposição de uma indicação geográfica”. Ele oferece ao setor produtivo as informações e o conhecimento científico necessários para a construção da Indicação Geográfica Vinhos de Altitude de Santa Catarina. Essa é uma das etapas para a solicitação do registro da IP junto ao INPI.

O estudo foi enviado para avaliação instituto nacional, que decide pela concessão ou não da IP. Todo o processo para obtenção do selo, desde os estudos técnicos até o depósito da solicitação de registro junto ao INPI, contou com a efetiva participação da Epagri, Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Fapesc, Sebrae e Vinhos de Altitude – Produtores Associados.