Empregos

Santa Catarina teve o melhor resultado do país na geração de empregos formais em 2020. O dado foi confirmado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia na manhã desta quinta-feira, 28. Ao todo, foram geradas 53.050 vagas com carteira assinada no Estado no ano passado. O número representa 37,1% de todos os 142.690 empregos criados no Brasil em 2020. Para o governador Carlos Moisés, o dado mostra a competitividade da economia catarinense. Nossa região seguiu a tendência do Estado e também teve, dentro do possível, um 2020 positivo. O problema é que Santa Catarina não vai conseguir manter esse mesmo ritmo se o Brasil todo não começar logo a se recuperar. Na região, em 2020, o grande destaque ficou para Içara, a cidade que mais gerou vagas. Criciúma, se recuperou e terminou como a sexta do Estado que mais gerou vagas.

Iniciando

Legislativos da região iniciam na próxima segunda-feira suas atividades. As pautas mais urgentes já foram analisadas em sessões extras, mas a movimentação das câmaras deve ajudar a dar mais celeridade a uma série de ações dos executivos em toda a região.

No São José

O deputado federal Ricardo Guidi tem tido um papel expressivo no que diz respeito a recursos para a saúde em Santa Catarina e desta vez destinou uma emenda no valor de R$ 500mil para o Hospital São José, de Criciúma. A quantia será investida na compra de poltronas para todos os leitos que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), 10 monitores e também um endoscópio.

Preocupação

Moradores do bairro Sangão montaram uma comissão para cobrar do governo a limpeza permanente do rio que corta a comunidade. Preocupação é com o constante risco de alagamento. No temporal de ontem, já teve morador em alerta.

A chuva

O mau tempo, aliás, está atrasando o ritmo de uma série de obras que estão em andamento pela região. Em Criciúma, a mais afetada é a da Avenida Santos Dumont. Para que a obra siga é preciso tempo firme, algo raro nestes últimos 15 dias.

Trânsito

Governo de Içara vai iniciar uma nova mudança no trânsito. Vai na verdade reverter as alterações que foram efetivadas pela gestão passada. Informação é de que a mudança foi solicitada pelo comércio. Governo passado também alegou que a mudança foi solicitada pelo comércio. A volta dos que não foram será efetivada no dia 10 de fevereiro. Entre elas a volta do fluxo na Marcos Rovaris.

Pedido

O vereador Edson Freitas (MDB) protocolou indicação a prefeita Dalvânia Cardoso, solicitando a inclusão de profissionais da educação no plano de operacionalização da campanha de vacinação da Covid-19. “Com o início das aulas é necessário à alteração do plano de vacinação, dando prioridade para todos esses trabalhadores, uma vez que eles mantem contato direto com os alunos e são indispensáveis para que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à educação”, explicou Freitas. O argumento é bom, mas esbarra na falta de vacina. Além disso, neste momento a prioridade é para os profissionais da área de saúde e para os demais grupos de risco. Os outros terão que aguardar. Ainda com relação aos professores os que estão no grupo de risco, em tese, não voltam. Além disso o Ministério da Saúde tem orientado para que estados e municípios respeitem o que foi preconizado pelo MS.