Claudionor Pirola é o novo comandante do xadrez criciumense

34

Criciúma

As equipes de xadrez que representam a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma serão comandadas por Claudionor Pirola. O técnico multicampeão, com passagens por Içara e Florianópolis, assumiu o projeto com o objetivo de alavancar a modalidade no município.

O comandante do xadrez criciumense já conquistou mais de 140 medalhas nas principais competições da Federação Catarinense de Esportes (Fesporte), sendo 75 nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, 52 na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e 17 nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

“Conheci o Xadrez por intermédio da FME quando ainda era muito jovem, e por cinco anos (entre 2002 e 2006) tive a honra de defender e representar Criciúma, a cidade em que nasci e morei, nas mais diversas competições. Estou muito feliz pelo convite e não falta motivação para honrar o compromisso assumido e ajudar o município a dar saltos cada vez maiores na modalidade e na sua difusão no ambiente escolar”, frisou o técnico.

Além das conquistas em municípios, o técnico também revelou atletas que defenderam o país em competições internacionais. “A nossa ideia é fazer com que esse grande nome incentive ainda mais novos atletas na cidade. Estivemos reunidos neste início de semana na Secretaria de Educação para alinharmos grandes projetos com a pasta, envolvendo os alunos de Criciúma”, afirmou diretor técnico da FME, Gustavo de Oliveira.

Um dos principais pontos acordados entre o técnico e a instituição que gere o esporte criciumense, segundo o diretor, é de que os times que representarem o município em competições sejam formados pela maioria de atletas da cidade. “Sabemos que temos um grande potencial de xadrez em Criciúma e vamos explorar isso ainda mais. O Claudionor é um excelente profissional e temos certeza que engrandecerá a modalidade”, frisou Oliveira.