6ª RPM espera receber 53 novos soldados em 2021

28

Distribuição dos policiais deve começar após a Operação Veraneio desta temporada

Criciúma, Içara e Região

A Polícia Militar de Santa Catarina formou recentemente 508 soldados, que já estão em atividade, reforçando o litoral durante a Operação Veraneio. Ao fim do verão, eles serão redistribuídos para os municípios de todo o Estado. Na 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM), a expectativa é, em um primeiro momento, receber o reforço de 27 policiais.

“Deveremos receber, além destes, mais alguns ao longo do ano. A ideia é chegar a 53 novos soldados. Já estamos em conversa com os comandantes da nossa região e estabelecendo critérios para distribuição. A intenção é reforçar a setorização das cidades e a segunda malha de policiamento, que é o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam)”, informou o comandante da 6ª RPM, coronel Evandro Fraga.

“Atualmente, nos nossos municípios, estão trabalhando 23 policiais em reforço à Operação Veraneio. Ao fim da operação, teremos o reforço de 27 novos soldados. Foi o critério adotado pelo comando-geral, estabelecendo a distribuição de um policial para cada cidade da nossa região”.

Segundo Fraga, a quantidade de novos policiais esperada pela 6ª RPM dará equilíbrio para a corporação. “Para 2021 não tem previsão de muitos policiais indo para a reserva. A preocupação maior é com as cidades de Urussanga e Araranguá, que alguns militares já têm esse direito, mas com a chegada de reforços vamos conseguir suprir esta demanda e ainda aumentar o nosso efetivo”, completou o comandante.

A 6ª RPM é formada pelas 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e pelas 15 cidades da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Conforme o coronel, além dos 27 militares já garantidos pelo comando-geral, a 6ª RPM ainda busca ampliar a quantidade de reforços.