Criciúma inicia vacinação contra Covid-19

22

Primeiras cinco pessoas imunizadas são da área da saúde, primeiro grupo a receber a vacina no município

Criciúma

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou a vacinação contra a Covid-19. As primeiras cinco doses foram aplicadas na manhã de ontem (19), assim que as vacinas chegaram na cidade, em evento simbólico realizado no Salão Ouro Negro da prefeitura. Nesta primeira etapa serão imunizados trabalhadores da área da saúde que auxiliam no combate à pandemia e também idosos que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs/asilos).

Para o município foram encaminhadas 2.294 doses. Cada paciente receberá duas doses, com intervalo de 21 dias. Novos encaminhamentos de vacinas estão sendo aguardados pelo município, que acompanha o Plano Nacional de Vacinação. “Este mesmo espaço onde por tantas vezes pedimos que a população colaborasse, respeitasse as orientações sanitárias, agora é palco de um momento muito especial e de muita alegria para todos os criciumenses. É verdade que ainda não temos doses suficientes para todos, mas é um primeiro grande passo, já que a vacina é única saída prevista para esta pandemia. A vida em primeiro lugar”, destacou o prefeito, antes de acompanhar o início da vacinação.

As primeiras cinco pessoas vacinadas são profissionais da área da saúde do município e instituições hospitalares da cidade. A primeira a receber a imunização foi a agente comunitária de saúde (AGS) Adelaide Santiago, de 61 anos. “Senti muita emoção. Eu achei que chegou rápido demais, eu pensava que a vacina ia demorar para chegar. Durante o ano passado, eu trabalhei de agente de saúde e não parei, graças a Deus ocorreu tudo bem. Quando eu recebi a notícia eu estava trabalhando no meu posto, na hora nem acreditei. Eu estou muito feliz e emocionada”, afirmou a agente. Três agentes comunitárias de Criciúma morreram em decorrência da Covid-19.

Foram vacinadas ainda Maria Helena Queiroz Pessoa, 55 anos, técnica de enfermagem do Hospital São José, Vanilda Duarte da Silva, 57 anos, higienizadora, Douglas José Nazário, 64, fisioterapeuta, e Isoleia Romagna, 51 anos, enfermeira do Pronto Atendimento da Unimed.