Vacinação na próxima semana

O Brasil deve iniciar na próxima quarta-feira a vacinação contra o novo coronavírus. A informação foi dada pelo Ministro Eduardo Pazzuielo em uma reunião virtual com os prefeitos. O encontro foi realizado ontem. Conforme já havia sido antecipado pelo Ministro as aplicações vão iniciar de forma simultânea, em todo o Brasil a parti das 10 horas da manhã. A informação também foi repassada pelo prefeito da capital, Gean Loureiro. “De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, escreveu Loureiro no Twitter. O Ministro lembrou durante o encontro que, para cumprir a data, a Anvisa tem que liberar as vacinas até sábado. Isso ocorrendo na segunda-feira as doses já devem chegar aos estados para serem distribuídas para os municípios. Neste primeiro momento a vacina será para os profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas. Depois, idosos acima de 75 anos. É muito pouco é verdade, apenas uma parcela pequena será imunizada nesta primeira fase, mas é o primeiro passo. Um sinal de que até o fim do ano as coisas podem gradativamente voltar ao normal.

Logística pronta

Municípios da região estão praticamente com toda a logística pronta. Tão logo o sinal verdade seja dado as vacinas começaram a serem aplicadas. Sei claro, que muita gente vai torcer o nariz para a Coronavac. Infelizmente estamos vivendo tempos de inúmeras teorias da conspiração. Mas sigo com os cientistas, acreditando na vacina e que ela sim é capaz de transformar essa pandemia em uma gripezinha.

Preocupação

Prefeito Clésio Salvaro aproveitou encontro com o Ministro de Minas e Energia em Brasília para cobrar do governo uma posição mais contundente sobre o futuro do completo termelétrico Jorge Lacerda. A defesa é para que se faça um acompanhamento mês a mês. Segundo o prefeito o desafio é evitar que o complexo termine com o mesmo destino da Ford.

As aulas

Maioria dos municípios da região deve seguir o calendário do Estado para a retomada das aulas. Elas serão no modelo híbrido. Muitos defendem que as aulas deveriam voltar só após a vacinação, mas não há sentido nesta tese já que as crianças serão as últimas que receberam imunização.

Posse

Ibanez Zanette vai presidir a Fundação do Meio Ambiente de Içara. Empresário, ele disputou a eleição do ano passado e terminou como primeiro suplente do PL. Nome já havia sido antecipado pela coluna.

Miséria

Economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) divulgou estudo sobre o fim do auxílio emergencial e o impacto que isso terá na camada mais pobre da população. Previsão feita por ele é que o Brasil alcance o maior percentual da população em pobreza extrema. Pelo menos mais 20 milhões de pessoas devem entrar nesta condição.

Reclamação

Moradores de Içara que procuraram o centro de castração descobriram que o órgão está sem profissional e por conta disso não está realizando os atendimentos neste momento. Deve ser o primeiro foco do novo presidente da Fundai.