Vampiro na Educação

Nos bastidores da política, o principal assunto das últimas horas foi o convite feito pelo governador Carlos Moisés ao deputado Luiz Fernando Cardoso. O parlamentar do MDB do Sul do Estado foi chamado para ocupar o posto de secretário de Estado da Educação. Vampiro está de férias no Sul do Estado e tem evitado falar sobre o assunto. Através de um aplicativo de mensagens, ele afirmou que não tem posição tomada. “No final da próxima semana eu vou responder”, sintetizou. Além de Vampiro, o MDB também tem outro nome cotado para ingressar no governo de Moisés. O deputado Valdir Cobalchini foi convidado pelo governador para assumir a pasta do Desenvolvimento Sustentável.

Foi promessa

Escrevi na coluna de ontem que Giovanni Felippe subiu com um grupo de amigos a Colina de Nossa Senhora Aparecida, em Treze de Maio, para agradecer a vitória de Dalvânia Cardoso. Ele confirma que o resultado das urnas foi sim motivo de agradecimento. “Foi do grupo do Max, a promessa foi feita pela coordenação da campanha dele. Lógico que tbm agradecemos a eleição dele e da Dalvânia Cardoso”.

No comando

Prefeito de Orleans Jorge Koch vai ser confirmado hoje como o novo presidente da Amrec. Tradicionalmente há um rodízio entre os partidos para definição do comando da entidade e sempre é dada prioridade aos prefeitos de segundo mandato, caso de Jorge Koch. Jorge, que teve um mandato de muitas ações em Orleans, vai tentar implantar o mesmo protagonismo na Amrec, entidade que se destacou ao longo do último ano pelas ações voltadas para o desenvolvimento regional, saúde e principalmente para o combate da pandemia.

No Turismo

Município de Siderópolis vai tentar colocar seus potenciais turísticos em destaque. É um dos desejos do prefeito Franqui Salvaro. Em Treviso, o assunto também está na pauta como uma das prioridades de Valério Moreti. São as cidades vizinhas tentando copiar o bom exemplo da gestão em Nova Veneza. Potencial as cidades têm, basta planejamento e investimento pontual para que, aos poucos o setor comece a deslanchar.

IPTU

Os carnês referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 estarão à disposição dos contribuintes em fevereiro. As guias devem ser retiradas pela internet, no site do Governo de Criciúma, por meio do link www.criciuma.sc.gov.br, ou em pontos físicos específicos do município. Em Içara o pagamento pode ser feito até o dia 12 de fevereiro em cota única com descontou ou parcelado em até cinco vezes.

Quase 2 mil

Essa é a previsão de inscritos para o processo seletivo que está sendo preparado pelo Governo de Içara para a contratação dos ACTS no município. Processo de inscrição termina nesta quinta.

Trabalhando

Ex-presidente da Cermoful, Armando BIff, o Tinto, é um dos que pretende disputar o processo eleitoral em março. Ele já colocou o time na rua, inclusive com material de campanha.

Carvão

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), participou ontem de reunião virtual com o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque. Na pauta do encontro, que também contou com a participação do governador Carlos Moisés, senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e lideranças regionais, a desativação da Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, anunciada recentemente pela Engie. O ministro confirmou que está sendo criado um grupo de trabalho que terá 180 dias para apresentar alternativas e ações que busquem diminuir os impactos social, econômico e ambiental para os municípios do Sul do Estado. Segundo estimativas recentes, a desativação do Complexo Termelétrico, prevista para iniciar já em 2021, irá extinguir mais de 20 mil empregos diretos.