O pão está passando? Vamos de rabanada!

Chef PV Show ensina como reaproveitar o pão amanhecido com duas receitas espetaculares

Digamos que você está na França. Então está degustando uma pain perdu. Se estiver nos EUA, está apreciando uma french toast. Os nomes mudam ao redor do mundo, mas todas elas se tratam da mesma coisa, a famosa rabanada. O nome parece estranho, mas o prato é sensacional, com várias versões adocicadas, que funcionam muito bem como café da manhã ou então, uma sobremesa.

Ela consiste em embeber em misturas de leite, pedaços de pão, que logo depois são passados em ovo e fritos. Geralmente se usa o brioche, mas com o passar do tempo e a disseminação da receita, foi-se utilizando novos pães, misturas e, hoje, existe também a rabanada de forno e até mesmo preparos feitos à churrasqueira.

Vamos então preparar duas lindas e deliciosas rabanadas?

Rabanada Pudim

Ingredientes: Pão brioche em fatias, 400ml de leite, 3 colheres de sopa de açúcar, 2 ovos, manteiga, canela, açúcar para polvilhar e melado da cana ou mel.

Modo de preparo: Em um recipiente, bata o leite, os ovos e o açúcar. Coloque os pães de brioche nessa preparação. Deixe eles beberem bastante da mistura e quando estiverem encharcados, leve-os a frigideira com óleo ou manteiga. Frite até dourar os dois lados. Tome cuidado, pois ele vai ficar molinho, como se fosse um pudim. Em um prato polvilhe canela, entre com a rabanada, polvilhe açúcar e em seguida finalize com melado de cana.

Rabanada de Chocolate

Ingredientes: Pão de brioche em fatias, 400ml de leite, 1\2 caixa de leite condensado, 6 colheres de sopa de cacau em pó, 2 ovos, açúcar a gosto, canela a gosto melado de cana e sorvete de creme.

Modo de preparo: Em um recipiente, bata o leite, o leite condensado e o cacau em pó. Em outro local, bata os ovos. Passe as fatias de pão pela mistura de chocolate, depois passe nos ovos e leve a fritadeira com manteiga ou óleo da sua preferência. Em outro recipiente, mistura açúcar e canela e ao retirar as fatias da frigideira, passe-as imediatamente na mistura. Em um prato, faça um círculo com o melado de cana, entre com a rabanada e para terminar, coloque uma quenelle de sorvete por cima.

Essas são duas possibilidades, dentro de um universo muito rico. Você ainda pode fazer essa preparação salgada. Em breve trazemos novas versões para vocês. Se você tem uma rabanada preferida, nos envie no pvdalpont@gmail.com.

Para conferir as vídeo aulas com as receitas, basta utilizar o QRCode desta página.