Sandro Ressler traça metas a frente da Secretaria de Saúde

173

Secretário é professor e funcionário da Unesc e terá apoio da universidade para a gestão

Içara

O novo secretário municipal de Saúde de Içara, Sandro Ressler, inicia a gestão com objetivos definidos: valorizar o profissional, elevar a qualidade no atendimento ao público e agilidade na resolução dos processos.

Mestre em Saúde Coletiva e professor e funcionário da Unesc, Ressler coloca à disposição do município sua experiência profissional em saúde e também a expertise obtida para a gestão de pessoas e de serviços, lapidados durante sua trajetória na Universidade. “Trago da Unesc todo o conhecimento adquirido no ensino, na pesquisa e na extensão. Também ofereço toda a formação técnica e interdisciplinar em saúde presente nos cursos da Universidade e a qualificação da gestão, obtida no convívio com os diversos agentes que formam a estrutura da Instituição, desde a gerência de pessoas aos serviços”, diz o secretário sobre sua gestão.

Ao assumir a Secretaria, o professor deixa a Unesc, podendo ser reintegrado a qualquer momento após deixar suas responsabilidades com o município ou situações similares. Ainda assim, Ressler será figura presente na universidade, já que vislumbra parcerias e trabalhos em conjunto.

“Seremos grandes parceiros da Unesc. Usaremos os conhecimentos desenvolvidos na Universidade na nossa gestão e procuraremos convênios e troca de informações entre os mais diversos serviços. Será um grande contato entre a gestão pública e Instituição de Ensino, também gerando possibilidades para a atuação dos profissionais formados”, destaca.

Decisões assertivas na pandemia

O desafio de assumir a saúde pública de um município foi potencializado pelo momento pandêmico. A resposta para superar, conforme Ressler, é um trabalho focado no cuidado às pessoas, bom senso e fé. “Temos que acreditar que as coisas vão melhorar e que a vida voltará ao normal. A nossa atuação será pautada na prevenção, na educação em saúde, tratamento precoce e adequado e uma testagem melhor organizada dos pacientes e casos suspeitos”, detalha.

Outros pontos de atenção são: a preparação para a chegada da vacina, para realizar um processo de imunização da população seguro e ágil, e a reabilitação de pacientes curados, com serviço que deve ser implantado, junto a outros, por um comitê gestor com profissionais especialistas.

Propostas para a gestão em saúde

  • Pronto atendimento pediátrico no Hospital São Donato;
  • Programa Melhor em Casa, que levará mais atendimentos à pessoas em casa;
  • Extensão dos horários nas unidades de saúde em regiões afastadas do centro;
  • Valorização dos profissionais;
  • Eficiência nas ações;
  • Ampliação de atendimento em unidades de saúde;
  • Zerar filas de consultas nas especialidades e exames;
  • Remodelagem dos serviços voltados à saúde mental;
  • Projeto Sorriso Saudável, com atendimento em Odontologia;
  • Iniciativas de promoção de saúde e prevenção de agravos nas patologias crônicas.