Bom Natal e um Gigante 2021

Na última coluna antes do Natal faço questão de agradecer aqueles que tiveram a paciência de me ler ao longo de todo o ano e de me ouvir no jornalismo da Massa FM. 2020 de fato entra para história como um ano ruim, trágico e de muitas mortes. Lamento muito por aqueles que perderam seus entes queridos e que foram afetados pela pandemia. Resta agradecer por terminar o ano com saúde e produzindo. Parabéns aos que estão terminando seus mandatos e sorte aos que iniciam a jornada de cuidar das nossas cidades a partir de janeiro, em especial à prefeita Dalvânia, primeira mulher a comandar a cidade de Içara. O Gazeta volta a circular em 5 de janeiro e eu volto de férias da Massa no dia 1º de Fevereiro. Então, um santo Natal a todos e um 2021 bem diferente, repleto de conquistas, de boas notícias e Sem Pandemia.

Como previsto

Como previsto e antecipado, as cerimônias de posse do dia 1º também serão afetadas pelas medidas sanitárias impostas para conter o avanço do Covid-19. Em todos os municípios da região e, quero crer Brasil afora, vamos ter posses sem público, apenas para cumprir os protocolos.

Boa notícia

Educação de Içara termina o ano com mais uma boa notícia. Convênio articulado pelo vereador Pedrinho Mazuchetti com o deputado Luiz Fernando Vampiro termina com verba de 200 mil reais para a aquisição de materiais didáticos pedagógicos e equipamentos tecnológicos, que serão utilizados nas salas de atendimento educacional especializado – AEE – e na produção de materiais. Recurso importante para fortalecer ainda mais a educação inclusiva do município.

Falando nele

Vereador Pedrinho Mazuchetti é mais um que vem trabalhando nos bastidores para tentar uma vitória na disputa pelo comando da Câmara de Vereadores de Içara. Trabalho nos bastidores segue intenso. Além de Pedrinho, Geraldo Baldissera e Itamar da Silva também já anunciaram suas candidaturas.

Os nomes

Dalvânia Cardoso deve anunciar nesta quinta-feira véspera de Natal o nome de alguns de seus secretários. Uma coisa já está certa. Vai iniciar a gestão com cargos de diretorias e poucos na condição de secretário. Ordem é economizar. Entre os nomes especulados, algumas quase certezas. Adilton Tramontin deve ocupar a chefia do Samae, Agenor Castagna vai para a pasta do Desenvolvimento Econômico. Ibanez Zanette está certo no comando da Fundai. Tuca Lodetti deve declinar da Procuradoria e em seu lugar ganha força o nome do advogado Emanuel Moreira. Israel Rabelo vai estar no governo. Inicialmente era cotado para o planejamento, mas a tendência maior neste momento está no Procon ou na Secretaria de Administração. Márcio Toretti é cotado para a secretaria de obras. Rodrigo Gonçalves pode ir para a Assistência Social, Giovanni Felipe pode ser diretor de Governo e Suiane Marques deve ficar com a chefia de Gabinete.

O conselheiro

O experiente publicitário Alexandre Costa, que já foi a agência principal no primeiro Governo de Clésio Salvaro, deve ser o responsável por fazer o elo entre o Governo de Dalvânia Cardoso e a imprensa. Dalvânia fez questão de elogiar Xande e lembrar que ele foi um dos grandes estrategistas de sua vitória no dia 15 de novembro. Se isso se confirmar, o governo da progressista tende a ter uma ótima relação com os mais diversos setores já que essa é uma das características de Xande.

Na crista da onda

Prefeito Murialdo Gastaldon termina seu mandato celebrando os números de pesquisa IPC. Mais que a aprovação pessoal de 73%, ele também celebra o dado positivo das principais secretarias. Saúde e educação, por exemplo, tem avaliação positiva de 50%.