Adilson Bertan terá a saúde como uma das prioridades

149

Vereador eleito pelo PP fez 1.040 votos e foi o terceiro mais votado para a próxima legislatura

Içara

O vereador Adilson Bertan chega pela primeira vez na Câmara de Vereadores de Içara. Ele foi eleito pelo Partido Progressista (PP) com 1.040 votos, sendo o terceiro mais votado no geral e o segundo do partido. Casado com Clenir, tem dois filhos (Antony, 12 anos, e Claiane, 5 anos). Adilson tem um longo trabalho voltado para a comunidade, que o credenciaram a ser um dos eleitos nas últimas eleições.

Ele terá como principais bandeiras para a legislatura a saúde e a educação. Na saúde, ele tem experiência de ter um trabalho voluntário na Farmácia Solidária de Içara. E durante a campanha, ao percorrer todos os bairros da cidade, percebeu que a maior necessidade dos moradores e ter os problemas de saúde resolvidos. O vereador aposta que a prefeita Dalvânia Cardoso fará uma ótima administração.

Também a prefeita Dalvânia Cardoso aposta num bom trabalho do vereador. “Adilson é renovação sem amadorismo. Pessoa de comunidade, que gosta de ajudar as pessoas, que tem responsabilidade com o coletivo. A primeira vitória já foi trazê-lo para o partido”, destaca a prefeita.

Jornal Gazeta – Como surgiu o gosto pela política?

Adilson Bertan – Sempre gostei de trabalhar para a comunidade e de forma voluntária, mas um dos incentivos foi quando o meu tio Ademar Bertan foi candidato a vereador em Morro da Fumaça, eu gostava de participar da campanha e ajudar. Já fui presidente do Conselho de Saúde, participei da diretoria da igreja e trabalhei nos últimos quatro anos como voluntario na Farmácia Solidária de Içara.

Gazeta – Por que se filiou ao PP e há quanto tempo?

Bertan – Eu estava filiado no Republicados do deputado Hélio Costa, mas há um ano recebi um convite para me filiar ao PP e aceitei.

Gazeta – Quem fez o convite para ser candidato a vereador?

Bertan – Recebi o incentivo de ser candidato a vereador quando trabalhava como voluntário na Farmácia Solidária e comecei a avaliar a possibilidade por gostar de trabalhar para as pessoas. Também a prefeita Dalvânia Cardoso me incentivou a entrar na campanha.

Gazeta – Quais as dificuldades encontradas na campanha, além da pandemia da Covid-19?

Bertan – O tamanho do município, pois Içara é grande demais, com uma população acima dos 50 mil habitantes e mais de 40 mil eleitores, procurei percorrer todos os 49 bairros de Içara, sendo que consegui fazer votos em todas as comunidades. As dificuldades impostas pela pandemia também foram enormes, pois em muitas residências que tinham idosos procurávamos não entrar para protegê-los e também manter o protocolo, pois esta pandemia não é brincadeira e precisamos nos cuidar e dar exemplo para que todos se cuidem.

Gazeta – Foi uma surpresa conseguir ser eleito?

Bertan – Penso que não foi uma surpresa, porque sempre fui muito atuante, com trabalhos no Conselho de Saúde, na Igreja e na Farmácia Solidária. Então fui montando a minha equipe de apoio e o resultado foi ter alcançado os 1.040 votos.

Gazeta – Quais as principais bandeiras para sua legislatura?

Bertan – Primeiro de tudo a saúde, pois a doença não espera. Mas também vamos trabalhar pela educação. Como eu já falei de ser atuante, no meu mandato não quero somente ficar no gabinete e sim estar junto das comunidades, pois o vereador é eleito pelo povo e onde ele deve atuar. Também quero fazer bem o meu papel de fiscalizador. Como neste período de campanha percorremos os quatro cantos da cidade, percebemos que a população é bastante carente de saúde.

Gazeta – Alguma defesa especial para o bairro onde você mora?

Bertan – Sou morador do Demboski e vou trabalhar para que nossa comunidade possa contar com uma creche e um centro multiuso. Já para o bairro Presidente Vargas vou lutar por melhorias no atendimento na Unidade de Saúde.

Gazeta – Como avaliou a vitória da prefeita Dalvânia Cardoso?

Bertan – Foi trabalhando, lutando. Há quatro anos, quando perdeu a eleição, no outro dia já começou a visitar todas as comunidades. No mesmo dia, caso tenha cinco festas, ela consegue marcar presença em todas, pois numa iria conversar com as mulheres que estavam descascando batata para a maionese, em outra conversaria com os churrasqueiros, na outra participaria da missa, almoçaria em outra e a tarde ainda participaria do bingo em outra comunidade. Isso é determinação e ela conseguiu atingir os objetivos.

Gazeta – Qual a expectativa para o mandato da prefeita?

Bertan – Sem medo de errar, vai ser ótima, pois ela vai chegar com muita vontade de trabalhar e estaremos na Câmara de Vereadores para dar apoio e aprovar os projetos bons para a cidade.

Gazeta – Quem você gostaria de agradecer pelos votos que os elegeram?

Bertan – Gostaria de agradecer a Deus, a minha família e a todos que me apoiaram e trabalharam para a minha eleição. Quero honrar cada um dos 1.040 votos que recebi. Contem sempre comigo!